Análise de Projetos como Ferramenta Didática no Ensino de Projeto
Abstract
O objetivo deste texto é discutir a relevância do estudo de projetos de arquitetura para a habilidade de projetar, em geral, e para o ensino de projeto, em particular. São duas as perguntas que pretendemos debater: em que medida conhecer outros projetos tem algum valor para a atividade de projetar? E de que maneira este estudo pode ser feito? Ao colocarmos essas perguntas, somos levados a discutir o que ocorre no ato de projetar, ou seja, que conhecimentos atuam ou interferem nas decisões e operações tomadas durante esse processo. Contrapondo à hipótese funcionalista (para o que apenas o conhecimento dos fatores intervenientes – como sítio, programa e tecnologia – interessam) e à hipótese tipológica (em que o conhecimento da arquitetura precedente seria fundamental na medida em que o ato de projetar implicaria numa adequação e transformação de tipos em dada situação específica), argumentaremos pela importância do conhecimento de soluções e estratégias de projeto da arquitetura prévia que possa repercutir no processo de projeto de forma não tipológica, mas crítica e diagramaticamente.