Show simple item record

dc.contributor.authorMiranda, Juliana
dc.date.accessioned2021-08-04T21:57:41Z
dc.date.available2021-08-04T21:57:41Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/665
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste texto é discutir a relevância do estudo de projetos de arquitetura para a habilidade de projetar, em geral, e para o ensino de projeto, em particular. São duas as perguntas que pretendemos debater: em que medida conhecer outros projetos tem algum valor para a atividade de projetar? E de que maneira este estudo pode ser feito? Ao colocarmos essas perguntas, somos levados a discutir o que ocorre no ato de projetar, ou seja, que conhecimentos atuam ou interferem nas decisões e operações tomadas durante esse processo. Contrapondo à hipótese funcionalista (para o que apenas o conhecimento dos fatores intervenientes – como sítio, programa e tecnologia – interessam) e à hipótese tipológica (em que o conhecimento da arquitetura precedente seria fundamental na medida em que o ato de projetar implicaria numa adequação e transformação de tipos em dada situação específica), argumentaremos pela importância do conhecimento de soluções e estratégias de projeto da arquitetura prévia que possa repercutir no processo de projeto de forma não tipológica, mas crítica e diagramaticamente.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectAnálise de Projetospt_BR
dc.subjectDiagramapt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.titleAnálise de Projetos como Ferramenta Didática no Ensino de Projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record