Antropofagia no Ensino Introdutório de Projeto Duas Décadas de Experiência
View/ Open
Date
2011-10-01Author
Baltazar, Ana Paula
Cabral Filho, José
Metadata
Show full item recordAbstract
Esse artigo discute a experiência de ensino do Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica (Lagear). As pesquisas do laboratório tem dado suporte a disciplinas introdutórias de projetos no primeiro período do curso de Arquitetura. Nos anos 90 o foco era voltado para a crítica de CAD e da representação digital, que reproduzem o mesmo paradigma perspectívico fundado no Renascimento. No fim dos anos 90 tal crítica levou ao questionamento da base europeia das referências usadas na arquitetura brasileira, culminando com uma releitura das novas mídias sob a luz do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, focando na interação. Mais recentemente, tal abordagem da arquitetura permeada pelas novas mídias levou à investigação da cibernética na cultura brasileira. O ensino introdutório de projeto parte das discussões do laboratório trabalhando com os estudantes na percepção do espaço, na proposição, execução e representação de intervenções interativas.