Show simple item record

dc.contributor.authorBaltazar, Ana Paula
dc.contributor.authorCabral Filho, José
dc.date.accessioned2021-08-04T21:58:51Z
dc.date.available2021-08-04T21:58:51Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/667
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo discute a experiência de ensino do Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica (Lagear). As pesquisas do laboratório tem dado suporte a disciplinas introdutórias de projetos no primeiro período do curso de Arquitetura. Nos anos 90 o foco era voltado para a crítica de CAD e da representação digital, que reproduzem o mesmo paradigma perspectívico fundado no Renascimento. No fim dos anos 90 tal crítica levou ao questionamento da base europeia das referências usadas na arquitetura brasileira, culminando com uma releitura das novas mídias sob a luz do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, focando na interação. Mais recentemente, tal abordagem da arquitetura permeada pelas novas mídias levou à investigação da cibernética na cultura brasileira. O ensino introdutório de projeto parte das discussões do laboratório trabalhando com os estudantes na percepção do espaço, na proposição, execução e representação de intervenções interativas.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectAntropofagiapt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectCibernéticapt_BR
dc.titleAntropofagia no Ensino Introdutório de Projeto Duas Décadas de Experiênciapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record