Uma Experiência de Síntese no Ensino de Projeto
View/ Open
Date
2009-10-01Author
Damasceno, Jefferson
Elali, Gleice Azambuja
Metadata
Show full item recordAbstract
Objetivamos comunicar/divulgar uma experiência acadêmica desenvolvida no sentido de sintetizar conhecimentos que são repartidos por uma necessidade didática, mas que precisam ser reintegrados na mente dos estudantes, conforme indica Zein (2003). A atividade foi realizada numa disciplina chamada “Espaço e Forma 02”, pertencente à área de projeto arquitetônico e locada no segundo período do curso de A&U de uma universidade federal brasileira. O objetivo da disciplina é “iniciar o aluno no processo de projetação em Arquitetura”, incentivando-o a “perceber a relação forma/função/espaço na produção do objeto arquitetônico e as relações entre dimensões humanas/forma/função” (CAU-referência omitida). A partir da base teórico-conceitual proporcionada pelos trabalhos de Leite (2007), Ching (2006), Lima (2003) e Montaner (2002), a busca pela síntese ocorreu em quatro níveis: Primeiro: cobrando, nas representações gráficas dos exercícios desenvolvidos no atelier, o conteúdo apreendido em seis disciplinas da área de “representação e linguagem”, três já cursadas e três em curso. Segundo: estabelecendo temas para os exercícios que tivessem relação com o caráter macro e micro da sociedade: desde usos coletivos de programa simplificados até usos mais individuais do ser humano e de complexidade maior, envolvendo, inclusive, necessidades de ordem ambiental. Terceiro: incentivando o aluno a, desde cedo, preocupar-se com a tectônica inerente ao objeto arquitetônico que está sendo projetado. Quarto: apresentando-lhes, ao final do semestre, de maneira bastante simplória, o panorama de discussões que existe em torno das relações entre forma e função em arquitetura, incentivando-os a refletirem e tomarem decisões de projeto baseadas em suas reflexões sobre o assunto.