A Avaliação da Representação Gráfica Das Soluções Projetuais Arquitetônicas no Âmbito Acadêmico: Teoria, Método, Análise e Crítica
Abstract
Este trabalho apresenta uma proposta de avaliação da representação gráfica das soluções projetuais no âmbito do ensino de Arquitetura e Urbanismo. Na primeira parte discute-se uma possível “teoria da excelência” que seja capaz de dar suporte à construção de um olhar crítico por parte do aluno e que subsidie os processos avaliativos de aprendizado. Na segunda parte, apresenta-se uma contribuição teórica sistematizada em um método analítico com o objetivo de auxiliar na identificação dos atributos das representações gráficas de soluções projetuais arquitetônicas. O método foi aplicado a um conjunto de pranchas de apresentação de Trabalhos de Curso representativas de num período de dez anos e que foram avaliadas pelas bancas examinadoras como excelentes. O resultado da análise permitiu a construção de um conjunto de atributos de excelência a partir das avaliações acadêmicas revelando os valores culturais que atuam sobre as configurações individuais.