A Contribuição dos Aplicativos Bim às Novas Práticas de Projeto de Edificações Com Base nas Teorias Contemporâneas de Ensino
View/ Open
Date
2011-10-01Author
Menezes, Alexandre
Viana, Maria
Pereira Junior, Mário
Palhares, Sérgio
Metadata
Show full item recordAbstract
Várias pesquisas sinalizam problemas no tradicional processo linear de ensino e de prática de projeto de edificação, decorrentes, dentre outras questões, de falhas na comunicação gráfica entre profissionais parceiros. Considerando-se que o sistema BIM (Building Information Modeling) introduz nova maneira de inserção e manipulação das informações dos projetos parceiros, num trabalho simultâneo de troca de informações, este se apresenta como alternativa ao processo linear e sinaliza uma nova abordagem para o ensino e prática profissional. As teorias contemporâneas no ensino de projeto de edificações apresentam-se como alternativa a esta crítica ao ensino tutorial e linear de projeto de edificações. Este artigo investiga o suporte que os aplicativos BIM disponibilizam para o ensino de projeto, sob a luz das teorias contemporâneas de aprendizagem. A hipótese é que as mudanças metodológicas de projeto propostas pela tecnologia BIM respondam adequadamente aos pressupostos contemporâneos de aprendizagem aplicados ao ensino de projeto de edificações.