Show simple item record

dc.contributor.authorMenezes, Alexandre
dc.contributor.authorViana, Maria
dc.contributor.authorPereira Junior, Mário
dc.contributor.authorPalhares, Sérgio
dc.date.accessioned2021-08-04T21:49:18Z
dc.date.available2021-08-04T21:49:18Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/652
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractVárias pesquisas sinalizam problemas no tradicional processo linear de ensino e de prática de projeto de edificação, decorrentes, dentre outras questões, de falhas na comunicação gráfica entre profissionais parceiros. Considerando-se que o sistema BIM (Building Information Modeling) introduz nova maneira de inserção e manipulação das informações dos projetos parceiros, num trabalho simultâneo de troca de informações, este se apresenta como alternativa ao processo linear e sinaliza uma nova abordagem para o ensino e prática profissional. As teorias contemporâneas no ensino de projeto de edificações apresentam-se como alternativa a esta crítica ao ensino tutorial e linear de projeto de edificações. Este artigo investiga o suporte que os aplicativos BIM disponibilizam para o ensino de projeto, sob a luz das teorias contemporâneas de aprendizagem. A hipótese é que as mudanças metodológicas de projeto propostas pela tecnologia BIM respondam adequadamente aos pressupostos contemporâneos de aprendizagem aplicados ao ensino de projeto de edificações.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectTecnologia Bimpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectArquitetura e Engenhariapt_BR
dc.titleA Contribuição dos Aplicativos Bim às Novas Práticas de Projeto de Edificações Com Base nas Teorias Contemporâneas de Ensinopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record