dc.contributor.author | Menezes, Alexandre | |
dc.contributor.author | Viana, Maria | |
dc.contributor.author | Pereira Junior, Mário | |
dc.contributor.author | Palhares, Sérgio | |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T21:49:18Z | |
dc.date.available | 2021-08-04T21:49:18Z | |
dc.date.issued | 2011-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/652 | |
dc.description | Artigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG. | pt_BR |
dc.description.abstract | Várias pesquisas sinalizam problemas no tradicional processo linear de ensino e de prática de projeto de edificação, decorrentes, dentre outras questões, de falhas na comunicação gráfica entre profissionais parceiros. Considerando-se que o sistema BIM (Building Information Modeling) introduz nova maneira de inserção e manipulação das informações dos projetos parceiros, num trabalho simultâneo de troca de informações, este se apresenta como alternativa ao processo linear e sinaliza uma nova abordagem para o ensino e prática profissional. As teorias contemporâneas no ensino de projeto de edificações apresentam-se como alternativa a esta crítica ao ensino tutorial e linear de projeto de edificações. Este artigo investiga o suporte que os aplicativos BIM disponibilizam para o ensino de projeto, sob a luz das teorias contemporâneas de aprendizagem. A hipótese é que as mudanças metodológicas de projeto propostas pela tecnologia BIM respondam adequadamente aos pressupostos contemporâneos de aprendizagem aplicados ao ensino de projeto de edificações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | NPGAU/UFMG | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Bim | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Projeto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e Engenharia | pt_BR |
dc.title | A Contribuição dos Aplicativos Bim às Novas Práticas de Projeto de Edificações Com Base nas Teorias Contemporâneas de Ensino | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |