A Busca por uma Metodologia de Ensino para Projetos Arquitetônicos
Abstract
O texto que ora se apresenta pretende contribuir com as discussões voltadas para questionamentos referentes à metodologia do ensino de projeto arquitetônico em cursos de graduação em Arquitetura, buscando discutir com os participantes deste evento, o processo projetual a partir de teorias e práticas que embasam o ato de projetar. Sabe-se, que há aqueles que negam a existência de metodologias projetuais ou pressupostos teóricos que possam assegurar a qualidade da produção arquitetônica. Mas, ao contrário deste pensamento, devido à minha prática docente em disciplinas de projeto arquitetônico, acrescida da formação doutoral específica na área, foi despertado o interesse em realizar reflexões constantes sobre a busca por uma metodologia de ensino neste campo. Por entender que o ato de projetar deve ser compreendido como um conjunto composto por critérios técnicos, normativos que embasam a criatividade, e consideram os aspectos condicionantes geográficos, sociais, econômicos do local na qual o projeto será edificado.