Comunicações: Recent submissions
Now showing items 21-40 of 56
-
Influências das Linhas Pedagógicas sobre o Ensino de Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente artigo anuncia os pressupostos da pesquisa, em andamento, sobre as relações existentes entre a linha pedagógica predominante na formação do arquiteto-professor e os procedimentos e métodos utilizados pelo mesmo ... -
Idéia, Método e Linguagem: Uma Abordagem sobre o Processo Compositivo Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo pretende contribuir na discussão sobre ensino de projeto arquitetônico e sua relação com o processo compositivo projetual do arquiteto. Considerando o paradigma das escolas de arquitetura que insistem em ignorar ... -
Forma Arquitetônica e as Tecnologias de Representação Gráfica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A produção da forma em Arquitetura, nas suas diversas etapas, envolve um grande número de variáveis e condicionantes. Dentre estas, destacamos sua geometria e as diversas tecnologias que viabilizam sua criação e representação, ... -
Especifidades e Interfaces no Ensino de Projeto: A Experiência do Atelier Integrado no Departamento de Arquitetura UFRN
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência de ensino de projeto arquitetônico urbano e rural no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no âmbito da disciplina ... -
Espaço e Lugar no Ensino do Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O trabalho descreve uma etapa da disciplina do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, em 2003. Destacam-se, além da questão do espaço público e privado, o programa de necessidades, as condicionantes ... -
Ensino de Projeto: Teoria, História e Crítica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A principal proposta deste artigo pode ser traduzida por um convite a uma reflexão sobre o ensino de arquitetura no Brasil, particularmente no que diz respeito à produção intelectual (teoria e história) vinculada à produção ... -
Ensino de Projeto, Computadores, Imagens e o Monstro do Armário
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo trata de uma experiência em andamento na disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura, na Universidade Estadual de Londrina, voltada para alunos do 2º ano. Busca integrar conhecimentos teóricos sobre o ... -
Do Brutalismo à Brutalidade: Um inventário (parcial) da arquitetura do campus da UFRN
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Nesta comunicação propõe-se a realização de um inventário parcial sobre a arquitetura encontrada no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Busca-se sublinhar para as edificações examinadas, além de ... -
Dissociação, Fragmentação e União – A Experiência do Ensino de Técnicas Retrospectivas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Como contribuir para formar mestres e doutores em projeto? Esta é a indagação que se encontra na origem de uma outra questão a partir da qual este artigo se desenvolve: Como o ensino de “Técnicas Retrospectivas” pode ... -
Da Música à Arquitetura: Em Busca do Irracional
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Tomando como referência os processos de projeto da arquitetura contemporânea identificados por Jeffrey Kipnis em seu texto Forms of Irrationality (1988) como absurdo e surdo, o presente trabalho relata a experiência da ... -
Crítica da Arquitetura como Ferramenta Projetual
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Com este documento, pretendemos registrar as experiências de ensino e aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo 5, na Universidade Federal de Pernambuco em 2002..1 e 2002.2. Naquela ocasião, conseguimos, junto com os alunos, ... -
Contribuições da Pós-Graduação para o Ensino de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este texto refere-se ao trabalho final da disciplina Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ), e tem como ... -
Considerações sobre a Experiência Projetual a partir dos Conceitos de Idéia, Método e Linguagem
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente artigo aborda o estudo dos conceitos de Idéia, Método e Linguagem com o objetivo de se elaborar uma reflexão crítica da experiência projetual. Para isto são definidos primeiro os conceitos mencionados anteriormente ... -
Conservação de Edifícios de Interesse Histórico - Uma Contribuição ao Ensino de Técnicas Retrospectivas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este estudo apresenta elementos de análise de edifícios de interesse histórico, tomados como instrumentos no processo projetual de sua preservação, e adota uma abordagem metodológica para sua conservação, formulada com ... -
Atrás das Grades Curriculares: Da Fragmentação do Currículo de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta é uma apresentação resumida dos conteúdos de uma dissertação de mestrado, que aborda o currículo de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil desde uma perspectiva sócio-histórica. Esta pesquisa indica que um dos ... -
A Temática Semestral e o Fórum de Debates no Ensino de Projeto de Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho pretende analisar a adoção da temática semestral e a realização do fórum de debates, atividade inicial no desenvolvimento da temática eleita, como procedimento metodológico capaz de proporcionar a ligação ... -
Arquitetura para o Turismo e Ensino de Projeto. Relato de uma Experiência Pedagógica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta comunicação apresenta e discute experiência de ensino de Projeto Arquitetônico desenvolvida no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Contextualizando o ensino de Projeto com o ... -
Arquitetura e Reminiscências
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho tem a intenção de formular um tema de investigação sobre a expressão individual do arquiteto na obra de arquitetura. O estudo das manifestações subjetivas do arquiteto, na obra de arquitetura, pode constituir ... -
Arquitetura: Entre a ciência e a Arte
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O objetivo do artigo é sugerir uma reflexão sobre o papel da arquitetura que norteie as diretrizes da formação profissional. Iniciamos com os conceitos retirados dos Tratados de Vitrúvio e Alberti, para compararmos com as ... -
A Realidade como Instrumento para o Ensino da Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta comunicação faz parte de uma pesquisa, que se originou de leituras nas quais se observou que o México e o Brasil apresentam similaridades na forma de ensinar, aprender e apreender o fazer arquitetônico pelo público ...