Now showing items 21-40 of 56

    • Influências das Linhas Pedagógicas sobre o Ensino de Projeto 

      Silva, Jonathas (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O presente artigo anuncia os pressupostos da pesquisa, em andamento, sobre as relações existentes entre a linha pedagógica predominante na formação do arquiteto-professor e os procedimentos e métodos utilizados pelo mesmo ...
    • Idéia, Método e Linguagem: Uma Abordagem sobre o Processo Compositivo Arquitetônico 

      Carvalho, Luciana; Afonso, Sônia (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Este artigo pretende contribuir na discussão sobre ensino de projeto arquitetônico e sua relação com o processo compositivo projetual do arquiteto. Considerando o paradigma das escolas de arquitetura que insistem em ignorar ...
    • Forma Arquitetônica e as Tecnologias de Representação Gráfica 

      Cardoso, Christina (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      A produção da forma em Arquitetura, nas suas diversas etapas, envolve um grande número de variáveis e condicionantes. Dentre estas, destacamos sua geometria e as diversas tecnologias que viabilizam sua criação e representação, ...
    • Especifidades e Interfaces no Ensino de Projeto: A Experiência do Atelier Integrado no Departamento de Arquitetura UFRN 

      Tinoco, Marcelo; Teixeira, Rubenilson; Borges, Amadja; Moraes, Maria Cristina; Bentes, Dulce; Costa, Fernando (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência de ensino de projeto arquitetônico urbano e rural no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no âmbito da disciplina ...
    • Espaço e Lugar no Ensino do Projeto Arquitetônico 

      Gouveia, Anna; Bernardi, Núbia (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O trabalho descreve uma etapa da disciplina do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, em 2003. Destacam-se, além da questão do espaço público e privado, o programa de necessidades, as condicionantes ...
    • Ensino de Projeto: Teoria, História e Crítica 

      Kufner, Taís (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      A principal proposta deste artigo pode ser traduzida por um convite a uma reflexão sobre o ensino de arquitetura no Brasil, particularmente no que diz respeito à produção intelectual (teoria e história) vinculada à produção ...
    • Ensino de Projeto, Computadores, Imagens e o Monstro do Armário 

      Duarte, Rovenir (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Este artigo trata de uma experiência em andamento na disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura, na Universidade Estadual de Londrina, voltada para alunos do 2º ano. Busca integrar conhecimentos teóricos sobre o ...
    • Do Brutalismo à Brutalidade: Um inventário (parcial) da arquitetura do campus da UFRN 

      Lima, Pedro (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Nesta comunicação propõe-se a realização de um inventário parcial sobre a arquitetura encontrada no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Busca-se sublinhar para as edificações examinadas, além de ...
    • Dissociação, Fragmentação e União – A Experiência do Ensino de Técnicas Retrospectivas 

      Schlee, Andrey; Medeiros, Ana Elisabete; Ferreira, Oscar (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Como contribuir para formar mestres e doutores em projeto? Esta é a indagação que se encontra na origem de uma outra questão a partir da qual este artigo se desenvolve: Como o ensino de “Técnicas Retrospectivas” pode ...
    • Da Música à Arquitetura: Em Busca do Irracional 

      Campos, Márcio (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Tomando como referência os processos de projeto da arquitetura contemporânea identificados por Jeffrey Kipnis em seu texto Forms of Irrationality (1988) como absurdo e surdo, o presente trabalho relata a experiência da ...
    • Crítica da Arquitetura como Ferramenta Projetual 

      Albuquerque, Augusto (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Com este documento, pretendemos registrar as experiências de ensino e aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo 5, na Universidade Federal de Pernambuco em 2002..1 e 2002.2. Naquela ocasião, conseguimos, junto com os alunos, ...
    • Contribuições da Pós-Graduação para o Ensino de Projeto de Arquitetura 

      Carvalho, Ramon; Rheingantz, Paulo Afonso (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Este texto refere-se ao trabalho final da disciplina Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ), e tem como ...
    • Considerações sobre a Experiência Projetual a partir dos Conceitos de Idéia, Método e Linguagem 

      Triana, Maria Andrea; Afonso, Sônia; Pereira, Alice (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O presente artigo aborda o estudo dos conceitos de Idéia, Método e Linguagem com o objetivo de se elaborar uma reflexão crítica da experiência projetual. Para isto são definidos primeiro os conceitos mencionados anteriormente ...
    • Conservação de Edifícios de Interesse Histórico - Uma Contribuição ao Ensino de Técnicas Retrospectivas 

      Brito, Jusselma (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Este estudo apresenta elementos de análise de edifícios de interesse histórico, tomados como instrumentos no processo projetual de sua preservação, e adota uma abordagem metodológica para sua conservação, formulada com ...
    • Atrás das Grades Curriculares: Da Fragmentação do Currículo de Arquitetura 

      Santos, Roberto (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Esta é uma apresentação resumida dos conteúdos de uma dissertação de mestrado, que aborda o currículo de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil desde uma perspectiva sócio-histórica. Esta pesquisa indica que um dos ...
    • A Temática Semestral e o Fórum de Debates no Ensino de Projeto de Arquitetura e Urbanismo 

      Panet, Amélia; Peixoto, Elaine (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O presente trabalho pretende analisar a adoção da temática semestral e a realização do fórum de debates, atividade inicial no desenvolvimento da temática eleita, como procedimento metodológico capaz de proporcionar a ligação ...
    • Arquitetura para o Turismo e Ensino de Projeto. Relato de uma Experiência Pedagógica 

      Reis, Almir (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Esta comunicação apresenta e discute experiência de ensino de Projeto Arquitetônico desenvolvida no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Contextualizando o ensino de Projeto com o ...
    • Arquitetura e Reminiscências 

      Medina, Luciano (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Este trabalho tem a intenção de formular um tema de investigação sobre a expressão individual do arquiteto na obra de arquitetura. O estudo das manifestações subjetivas do arquiteto, na obra de arquitetura, pode constituir ...
    • Arquitetura: Entre a ciência e a Arte 

      Tavares, Maria Cecília (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O objetivo do artigo é sugerir uma reflexão sobre o papel da arquitetura que norteie as diretrizes da formação profissional. Iniciamos com os conceitos retirados dos Tratados de Vitrúvio e Alberti, para compararmos com as ...
    • A Realidade como Instrumento para o Ensino da Arquitetura 

      Gomes, Elaine (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Esta comunicação faz parte de uma pesquisa, que se originou de leituras nas quais se observou que o México e o Brasil apresentam similaridades na forma de ensinar, aprender e apreender o fazer arquitetônico pelo público ...