Influências das Linhas Pedagógicas sobre o Ensino de Projeto
Abstract
O presente artigo anuncia os pressupostos da pesquisa, em andamento, sobre as relações existentes entre a linha pedagógica predominante na formação do arquiteto-professor e os procedimentos e métodos utilizados pelo mesmo no ensino de projeto. Por meio de uma revisão bibliográfica acredita-se que certas posturas e práticas pedagógicas tenham suas raízes nos pensadores sócio-históricos como Bakhtin e Vygotsty, outras em posturas da corrente behavioristas ou ainda em posturas vindas do construtivismo de Piaget. É comumente aceita a convivência de diferentes correntes e a coexistência das linhas pedagógicas conseqüentes. Afinal, encontramos a mesma situação nas escolas de ensino fundamental e ensino médio, onde se pressupõe que seus diretores e professores são conhecedores das tais linhas pedagógicas. Por trás de cada linha pedagógica existe um projeto de ensino, portanto um conceito da sociedade que se quer formar. Ao optar-se por uma prática pedagógica deveríamos estar alinhados com a visão de mundo defendida por esta linha. O que chamamos a atenção nesse artigo é o fato de a grande maioria dos professores de arquitetura desconhecerem as origens dos métodos e procedimentos que adotam em seus ateliês. Com essa preocupação, a pesquisa se fundamenta em conceito e método.