Espaço e Lugar no Ensino do Projeto Arquitetônico
Abstract
O trabalho descreve uma etapa da disciplina do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, em 2003. Destacam-se, além da questão do espaço público e privado, o programa de necessidades, as condicionantes do sítio e do entorno. Estes parâmetros aliados a determinantes propedêuticas resultaram numa experiência didática relevante, cujo tema é Espaço Cultural. A composição estereométrica se deu a partir da articulação de volumes regulares, e das especificações do terreno: cotas e curvas de nível, ruas e respectivos fluxos, norte e escala. O programa de necessidades foi elaborado de forma simplificada em conjunto com a classe. O exercício foi realizado em três semanas e por um grupo de três alunos. A forma deveria informar o uso do espaço, e pelo menos um percurso, do público ao totalmente privado, deveria estar detalhado na maquete. Os resultados mostraram capacidade objetiva de crítica e análise dos dados, aliada à surpreendente rapidez de síntese. O objetivo foi alcançado, pois os alunos compreenderam a qualificação do espaço arquitetônico enquanto lugar, e neste contexto, a importância da precisão das informações nas quais se baseia o estudo preliminar.