Now showing items 101-120 of 140

    • Genesis Of Architectural Forms – Inventive Design In The Virtual Age 

      Kwiatkowska, Ada (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      The digital architectural visions show that architecture is more and more influenced by virtual reality and concept of cyberspace. The primary forms in architecture differentiate according to the ways of the ideas’ expressions ...
    • Função Ampliada, Flexibilidade e Contextualização 

      Westphal, Eduardo; Cavalheiro, Maria Helena; Turkienicz, Benamy (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O texto versa sobre resultados de exercícios iniciais de Atelier de Projeto do quinto semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. Os exercícios usam a alternância de contexto como estratégia de ampliação da ...
    • Formar Ou Informar? Sobre o Aprendizado do Arquiteto 

      Leite, Maria de Jesus (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Deveria ser uma obviedade afirmar que o período de aprendizado do arquiteto, na escola, é de formação. Entretanto, ainda persiste uma expectativa de que o aprendiz já traga com ele uma bagagem, inclinação, negando o sentido ...
    • Formação Continuada de Professores (as): o Caso do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê 

      Alonso, Patrícia; Carvalho, Clévia; Panet, Amélia; Queiroz, Sandra (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O presente artigo relata uma experiência no campo da formação continuada de professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, que assumiu o formato de Seminários de Práticas ...
    • Estudos Cinestésicos: Uma Experiência Projetual Em Torno do “exercício Experimental da Liberdade” 

      Paula, Kátia; Santana, Ethel; Duarte, Cristiane (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho investiga as questões relativas à percepção do espaço construído através de duas etapas seqüenciais: fundamentação do tema através de teorização e aplicação de ferramentas metodológicas dentro do ateliê de ...
    • Estratégias para o Uso da Simetria no Ensino de Projeto 

      Mayer, Rosirene; Beck, Mateus Paulo; Marcon, Cândida; Turkienicz, Benamy (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho trata de experiência desenvolvida na disciplina Projeto III do 5º semestre da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul voltada para a exploração criativa de formas, através da ...
    • Escola da Cidade - Estudo Sobre Um Novo Modelo Didático 

      Perrone, Rafael; Fontes, Patricia (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho descreve uma pesquisa, em realização, sobre uma proposta de ensino de arquitetura. Tratase de um estudo sobre o projeto didático da Escola da Cidade, faculdade de arquitetura, criada em São Paulo em 1996. O ...
    • Entre a Bicicleta e a Nave Espacial - os Novos Paradigmas da Informática e o Ensino do Projeto Arquitetônico 

      Rufino, Iana; Veloso, Maisa (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Considera-se neste trabalho a possibilidade de que as novas tecnologias advindas da informática (programas de desenho assistido por computador, Internet, simuladores, etc.) têm provocado, ao longo dos anos, modificações ...
    • Ensino de Projeto: Um Passo Á Frente, Dois Atrás? 

      Olmos, Susana (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O presente trabalho trata do projeto de arquitetura como essência da atividade arquitetônica, e do ensino de projeto, focalizando o modo como se processa nos ateliês do curso de arquitetura da UFBA. A condição de arte e ...
    • Ensino de Projeto: Percepção e Imagem 

      Andrade, Vânia (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este texto configura uma escolha entre os conteúdos da tese: Construindo relações na interface do projeto em arquitetura, apresentada ao Programa de pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA. A tese procura ...
    • Ensino/aprendizagem Em Arquitetura e Urbanismo: Mitos e Métodos 

      Vargas, Heliana (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho reflete sobre o ensino em projeto apontando, inicialmente, as práticas e os mitos que o envolvem e a dificuldade de se estabelecer ou definir método em projeto. Busca mostrar a especificidade do ato de projetar ...
    • Ensino à Distância Aplicado ao Trabalho Final de Graduação: Relato de Uma Experiência 

      Tavares, Maria Cecília (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O objetivo deste artigo é relatar a experiência da implantação da técnica de Ensino a Distância no acompanhamento dos trabalhos finais de graduação (TFG) do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Jaraguá ...
    • Ensinar Projeto no Primeiro Ano 

      Abreu, Ivanir; Nogueira, Maria de Lourdes (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho pretende registrar uma experiência de ensino de projeto de arquitetura, em uma instituição universitária privada no primeiro semestre da graduação de 2003 em São Paulo.Tomando como base a forma em que eram ...
    • Enfrentando a Complexidade Urbana no Processo de Ensino-aprendizagem Em Arquitetura e Urbanismo 

      Castro, Luiz Guilherme; Alvim, Angélica; Antonucci, Denise (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      A abordagem de temas complexos, em especial aqueles que envolvem o processo urbano contemporâneo, apresenta desafios que aguardam um equacionamento para sua inserção no processo de aprendizagem e ensino em Arquitetura e ...
    • Em Busca de Uma Identidade de Projeto 

      Teixeira, Luciana (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este artigo é produto parcial de uma pesquisa em andamento no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, que dá apoio à construção de seu Projeto Político Pedagógico. Tendo como foco o ensino de ...
    • Didática para o Intangìvel? Arquitetura, Tecnologia/arte, Racional/intuitivo, Se Ensina ou Se Apreende? 

      Carreiro, Patrícia (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho abrange reflexões sobre a possibilidade de uma didática direcionada para o ensino de projeto de Arquitetura, e conseqüentemente, sobre a necessidade de uma preparação prévia para a profissão de professor ...
    • Didática e Explorações do Processo Cognitivo de Projeto 

      Turkienicz, Benamy; Mayer, Rosirene (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho argumenta a necessidade de transformações de metodologias de ensino atualmente empregadas no atelier de projeto baseadas praticamente na critica do projeto do estudante para estratégias baseadas em processos ...
    • Considerações Metodológicas no Ensino de Projeto de Arquitetura: o Caso dos Edifícios Multifuncionais 

      Martins, Elizabete; Saleiro Filho, Mário (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      A questão do ensino do projeto segue atualmente, pelo menos, duas orientações distintas: aquela que orienta para a compreensão do edifico isolado e a que o contextualiza. A primeira fundamenta e conduz a reflexão para o ...
    • Composição Modular e Analogias no Ensino de Projeto Arquitetônico 

      Gouveia, Anna; Bernardi, Núbia (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O texto relata um dos exercícios da disciplina “Teoria e Projeto II: Processo Criativo”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. O objetivo foi apresentar os conceitos fundamentais dos princípios compositivos na ...
    • Comentários Acerca da Aula Expositiva no Departamento de Arquitetura 

      Arimateia, Emmanuela; Costa, Gilmar (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O trabalho trata de questões relacionadas ao tempo vivido no decorrer do processo educacional pelo qual passamos. Experiências de alunos e professores. Nossa proposta é adquirir informações acerca do tema e descobrir os ...