Em Busca de Uma Identidade de Projeto
Abstract
Este artigo é produto parcial de uma pesquisa em andamento no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, que dá apoio à construção de seu Projeto Político Pedagógico. Tendo como foco o ensino de projeto de arquitetura, a pesquisa tem se baseado em experiências de ensino nas disciplinas e na pesquisa de ementas e conteúdos das mesmas em cursos de arquitetura e urbanismo de universidades públicas brasileiras. O objetivo final é contribuir para o detalhamento das ementas, conteúdos, objetivos, estratégias de ensino e aprendizagem, sistemas de avaliação e referenciais bibliográficos das disciplinas de projeto do curso, assim como provocar uma reflexão sobre a identidade regional no ensino de projeto. Após uma breve explanação sobre os temas de projeto, metodologias de ensino e sistemas de avaliação, pode-se chegar a alguns consensos a respeito de tópicos em comum entre os cursos pesquisados. A maioria das universidades demonstrou a preocupação da inter-relação dos conteúdos de outras áreas e convergência deste para o ensino de projeto. As experiências no ensino apresentaram que o professor de projeto necessita conhecer as diversas áreas ligadas a disciplina. Aliado a isto ressalta-se a importância que os demais professores possuem em relação ao projeto, pois cabe a eles articular os conteúdos ministrados ao exercício projetual. A conscientização de tal fato poderá contribuir para a produção arquitetônica da cidade de Belém e na formação dos arquitetos da UFPa.