Ensino de Projeto: Um Passo Á Frente, Dois Atrás?
Abstract
O presente trabalho trata do projeto de arquitetura como essência da atividade arquitetônica, e do ensino de projeto, focalizando o modo como se processa nos ateliês do curso de arquitetura da UFBA. A condição de arte e técnica da arquitetura condiciona a criatividade como elemento fundamental do ensino de projeto, onde a técnica comparece instrumentando modos competentes de desempenho. Num rápido olhar sobre o movimento moderno de arquitetura no Brasil, até a atualidade, o olhar se detém sumariamente sobre aspectos metodológicos da formação da FAUFBa. É observada a diferença existente entre o ensino factual, atual, e a vontade expressa no projeto metodológico de corte construtivista construído para a escola desde a mudança curricular de 1996. Em seguida é feita uma breve análise de procedimentos pedagógicos, de base construtivista mas adaptados ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo, descrevendo como vêm sendo experimentados nos ateliês de projeto da escola. Fecha o trabalho a narração de uma experiência particular – de ateliê - onde o ensino da criatividade dirigese não somente à produção do objeto mas também ao desenvolvimento da autonomia na maneira de olhar e de agir no mundo, em atividades onde história, teoria e crítica desempenham papel não menos importante.