Show simple item record

dc.contributor.authorOlmos, Susana
dc.date.accessioned2021-08-01T19:04:40Z
dc.date.available2021-08-01T19:04:40Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/208
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata do projeto de arquitetura como essência da atividade arquitetônica, e do ensino de projeto, focalizando o modo como se processa nos ateliês do curso de arquitetura da UFBA. A condição de arte e técnica da arquitetura condiciona a criatividade como elemento fundamental do ensino de projeto, onde a técnica comparece instrumentando modos competentes de desempenho. Num rápido olhar sobre o movimento moderno de arquitetura no Brasil, até a atualidade, o olhar se detém sumariamente sobre aspectos metodológicos da formação da FAUFBa. É observada a diferença existente entre o ensino factual, atual, e a vontade expressa no projeto metodológico de corte construtivista construído para a escola desde a mudança curricular de 1996. Em seguida é feita uma breve análise de procedimentos pedagógicos, de base construtivista mas adaptados ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo, descrevendo como vêm sendo experimentados nos ateliês de projeto da escola. Fecha o trabalho a narração de uma experiência particular – de ateliê - onde o ensino da criatividade dirigese não somente à produção do objeto mas também ao desenvolvimento da autonomia na maneira de olhar e de agir no mundo, em atividades onde história, teoria e crítica desempenham papel não menos importante.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.titleEnsino de Projeto: Um Passo Á Frente, Dois Atrás?pt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record