Browsing Eixo: Situação by Issue Date
Now showing items 1-20 of 36
-
A Contribuição de Exercícios Práticos na Construção de Conceitos Formais e Espaciais como Base para a Concepção Plástica e Conceitual de Projeto Arquitetônico
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente artigo analisa as experiências práticas realizadas na disciplina de Atelier e Maquetaria II que acontece no segundo semestre da graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade X e oferece apoio ... -
A Arquitetura e as Novas Memórias
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A comunicação apresenta os processos de pesquisa e de ensino de projeto desenvolvidos na disciplina “Projeto de Arquitetura para a Cultura” da FAU/UFRJ. Na disciplina, criada em 1997 com a denominação “Arquitetura de Museus ... -
A Inacessibilidade Dos Prédios Do Poder Judiciário Em Salvador: O Resultado De Pensamentos E Ensinos Não Inclusivos
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A acessibilidade é um dos vetores para a garantia da dignidade e da qualidade de vida das pessoas com ou sem deficiência. As distintas barreiras arquitetônicas negam o acesso à justiça e ferem os direitos de ir, de vir e ... -
Construindo Relações Entre Leitura Espacial e Prática Projetual: Uma Metodologia para Ensino de Projeto Urbano
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Apresenta-se uma metodologia para ensino de projeto urbano que tenciona responder à seguinte problemática: as propostas projetuais dos alunos distanciavam-se dos referenciais estudados e da realidade observada nos exercícios ... -
“Belo e Ordenado”: Para Quem, Cara-pálida?
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Os alunos da disciplina Projeto de Urbanismo 2 (PU-2) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, sob orientação do autor, têm trabalhado sobre áreas de centralidade urbana no Distrito Federal, ... -
Desenhar É Projetar
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Nossa pesquisa reflete sobre as relações desenho/projeto como forma de indagação histórica da formação da arquitetura moderna, possibilitando meditar seu futuro. A hipótese principal entende que os meios “modernos” de ... -
A Pedagogical Proposal In An Area Of Epistemological Uncertainty
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Em áreas profissionais onde existem elementos de prática projetual, como arquitetura e urbanismo, o modelo acadêmico de conhecimento não está ainda claramente articulado. Isso significa que, muitas vezes, valores da prática ... -
Concursos de Projeto e Conflitos de Interesse na Gestão do Espaço Público
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo trata do papel dos concursos de arquitetura e urbanismo na construção de uma política de gestão do espaço público. Os concursos são apresentados como espaços de gestão de conflitos e controvérsias, onde o ... -
Apartamentos Paulistanos: Um Olhar Sobre a Espacialidade da Produção Recente
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo focaliza a produção de apartamentos pela iniciativa privada na cidade de São Paulo, nos anos 2000, procurando analisar o desenho das unidades oferecidas pelo mercado na capital e relacioná-los aos modos de vida ... -
Concursos de Arquitetura e Sustentabilidade: Entre a Retórica e a Prática. O Enfoque Ambiental nos Concursos Realizados no Brasil e no Canadá Entre 2000 E 2007
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Trata-se de um estudo sobre como os conceitos associados ao impacto ambiental e à sustentabilidade (em suas diversas interpretações e terminologias) são tratados no discurso relacionado ao projeto de arquitetura, utilizando-se ... -
A Pergunta Pela Arquitetura (nos Enquadramentos Dos Trabalhos De Desenho E Projetos) Em Diversas Escolas (de Arquitetura)
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho é o resumo de uma pesquisa em andamento do nosso grupo Hypermedia de Inovação Educativa (GIE). Foram analisados mais de mil enunciados de trabalhos de disciplinas de desenho e projeto de mais de 60 escolas ... -
A Ordem Dada e a Ordem Construída
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Em alternativa à legitimação do projeto arquitetônico através de adequação a supostas ordens preexistentes, este trabalho investiga a possibilidade da construção de uma ordem própria ao projeto. Serão feitas, inicialmente, ... -
Estudos de Precedentes, Referências e Metodologias Projetuais rm Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura no Brasil
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este texto apresenta algumas reflexões sobre a produção acadêmica de projetos de arquitetura nos cursos de graduação de escolas brasileiras consideradas referências no ensino e pesquisa na área de projeto, a partir de dados ... -
El Proyectar como Constructor de Situaciones. La Construccion de Situaciones En La Ciudad En Ausencia.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A proposta que se faz é a confrontação da realização do projecto arquitectónico não como constructor de edifícios, mas sim de situações. O objectivo deste trabalho é a aproximação às experiências, às acções e aos meios que ... -
Explorando as Villas de Palladio: a Pesquisa Histórica como Investigação Projetual
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente texto se propõe a refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem em arquitetura, mais especificamente sobre o papel da história na formação do arquiteto. A partir do estudo da vida e obra do arquiteto renascentista ... -
Escola na Escola: Reflexões sobre um Método de Ensino de Projeto de Espaços para o Ensino Fundamental
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta e discute uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Projeto de Arquitetura 3 (PA3) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ. A insatisfação dos professores com os ... -
História Comparada de Cidades Universitárias: Perspectivas para Análise de Projetos
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo salienta a importância de se produzir, no Brasil, uma história da Arquitetura e do Urbanismo em constante comparação com outros contextos internacionais. Neste sentido propõe-se a análise do edifício do Instituto ... -
O Espaço como Investigação da Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O espaço – como tempo, natureza, ser – é uma das noções constituintes da compreensão do mundo cujas formulações mais arcaicas na cultura ocidental advém dos pré-socráticos. Na arquitetura não se tem conhecimento de ... -
Ensino, Planejamento Territorial e Diálogo
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Cientes da forma de ocupação do território brasileiro, que vem se mostrando predatória e tem contribuído para acirrar ainda mais as diferenças sociais existentes, os cursos de Arquitetura e Urbanismo deveriam procurar ... -
Ensino de História e Teoria da Arquitetura X Ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A presente pesquisa, na modalidade de Inovação no Ensino, tem como tema central o ensino da História e Teoria nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul e sua contribuição no processo para a formação de um ...