Ensino de História e Teoria da Arquitetura X Ensino de Projeto
Abstract
A presente pesquisa, na modalidade de Inovação no Ensino, tem como tema central o ensino da História e Teoria nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul e sua contribuição no processo para a formação de um novo profissional reflexivo nos ateliês de projeto. Está baseado no desenvolvimento da pesquisa institucional realizada desde março de 2008, “Panorama Contemporâneo do ensino de História e Teoria da Arquitetura no Rio Grande do Sul”. Busca organizar um panorama didático e metodológico do tema nos dias de hoje. Para tanto, será investigado e apresentado um breve histórico da presença das disciplinas de História e Teoria nos cursos do sul do país. Esta trajetória será importante para o entendimento das ações presentes e poderão instigar questionamentos no confronto com a contemporaneidade. O trabalho enfoca a comparação e análise do ensino na área de Teoria e História da Arquitetura do Curso de Arquitetura e Urbanismo UniRitter em relação a outros cursos de Arquitetura no Rio Grande do Sul e outros casos, buscando novos caminhos para o ensino nesta área e sua relação com as disciplinas de projeto.