A Pedagogical Proposal In An Area Of Epistemological Uncertainty
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Date
2009-10-01Author
Büchler, Daniela
Biggs, Michael
Rocco, Roberto
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Em áreas profissionais onde existem elementos de prática projetual, como arquitetura e urbanismo, o modelo acadêmico de conhecimento não está ainda claramente articulado. Isso significa que, muitas vezes, valores da prática profissional colidem com os modelos tradicionais de conhecimento e investigação adotados. Como resultado, surge um problema na formulação de um conceito de investigação nestas áreas que as façam reconhecidas e valorizadas por ambas as comunidades. Atualmente, há um debate sobre as melhores maneiras de lidar com e de refletir estes valores de investigação que são, de um ponto de vista acadêmico, valores não tradicionais. Este debate substanciou um tipo de investigação que atualmente se coloca e que é específica às áreas de prática projetual. Este tipo de investigação é normalmente conhecido como ‘Practice-based Research’ (PbR) ou Investigação Prática. PbR propõe que a prática projetual tem um papel instrumental na atividade de pesquisa em áreas como projeto e planejamento urbano. Este papel é diferente do papel da experimentação em investigação empírica tradicional, e também diferente de papel da prática na prática projetual profissional. Este trabalho descreve o desenvolvimento e realização de um curso de metodologia de investigação em planejamento e projeto urbano (Stedenbouw) na Universidade Técnica de Delft (TU Delft, Holanda). Este curso toma como base conceitos desenvolvidos num projeto de pesquisa intitulado ‘Non-traditional Knowledge and Communication’ (Conhecimento e Comunicação não Tradicionais), da Universidade de Hertfordshire, Reino Unido. Este trabalho analisa a maneira como investigação e prática são problematizados no curso da Universidade Técnica de Delft. A hipótese levantada é de que o problema da pesquisa prática põe em evidência as diferenças de visão-mundo entre a investigação acadêmica e a prática profissional, com seus distintos propósitos e objetivos. Como resultado, educação e competência nos valores profissionais da pratica projetual parecem ser insuficientes para a investigação acadêmica, levando à necessidade para um treinamento específico em investigação que reconheça essas diferenças. Este fato deve ser aceito a nível institucional em várias universidades na Europa, e o curso da Universidade Técnica de Delft representa um exemplo de programa de educação nesta área.