Show simple item record

dc.contributor.authorBüchler, Daniela
dc.contributor.authorBiggs, Michael
dc.contributor.authorRocco, Roberto
dc.date.accessioned2021-08-04T01:34:47Z
dc.date.available2021-08-04T01:34:47Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/592
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractEm áreas profissionais onde existem elementos de prática projetual, como arquitetura e urbanismo, o modelo acadêmico de conhecimento não está ainda claramente articulado. Isso significa que, muitas vezes, valores da prática profissional colidem com os modelos tradicionais de conhecimento e investigação adotados. Como resultado, surge um problema na formulação de um conceito de investigação nestas áreas que as façam reconhecidas e valorizadas por ambas as comunidades. Atualmente, há um debate sobre as melhores maneiras de lidar com e de refletir estes valores de investigação que são, de um ponto de vista acadêmico, valores não tradicionais. Este debate substanciou um tipo de investigação que atualmente se coloca e que é específica às áreas de prática projetual. Este tipo de investigação é normalmente conhecido como ‘Practice-based Research’ (PbR) ou Investigação Prática. PbR propõe que a prática projetual tem um papel instrumental na atividade de pesquisa em áreas como projeto e planejamento urbano. Este papel é diferente do papel da experimentação em investigação empírica tradicional, e também diferente de papel da prática na prática projetual profissional. Este trabalho descreve o desenvolvimento e realização de um curso de metodologia de investigação em planejamento e projeto urbano (Stedenbouw) na Universidade Técnica de Delft (TU Delft, Holanda). Este curso toma como base conceitos desenvolvidos num projeto de pesquisa intitulado ‘Non-traditional Knowledge and Communication’ (Conhecimento e Comunicação não Tradicionais), da Universidade de Hertfordshire, Reino Unido. Este trabalho analisa a maneira como investigação e prática são problematizados no curso da Universidade Técnica de Delft. A hipótese levantada é de que o problema da pesquisa prática põe em evidência as diferenças de visão-mundo entre a investigação acadêmica e a prática profissional, com seus distintos propósitos e objetivos. Como resultado, educação e competência nos valores profissionais da pratica projetual parecem ser insuficientes para a investigação acadêmica, levando à necessidade para um treinamento específico em investigação que reconheça essas diferenças. Este fato deve ser aceito a nível institucional em várias universidades na Europa, e o curso da Universidade Técnica de Delft representa um exemplo de programa de educação nesta área.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectIncertezapt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.titleA Pedagogical Proposal In An Area Of Epistemological Uncertaintypt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record