Escola na Escola: Reflexões sobre um Método de Ensino de Projeto de Espaços para o Ensino Fundamental
View/ Open
Date
2009-10-01Author
Rheingantz, Paulo Afonso
Andrade, Luciana
Tângari, Vera
Alcantara, Denise
Duarte, Cristiane Rose
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo apresenta e discute uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Projeto de Arquitetura 3 (PA3) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ. A insatisfação dos professores com os resultados obtidos em sala de aula motivou a adoção de uma abordagem alinhada com a construção social do conhecimento, que trabalha o ensino a partir das condições e da história de vida de professores e alunos e de suas relações com o entorno. A metodologia adotada está alinhada com a concepção dialética do processo educativo - o conhecimento é um processo de transformação da realidade que parte da prática (sincretização), teoriza sobre esta prática (teorização ou análise), e volta à prática para transformá-la (síntese). A avaliação considera que a produção deve ser o resultado do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados parciais são indicativos do reconhecimento dos professores e alunos sobre as vantagens da abordagem e dos procedimentos adotados em relação aos tradicionais.