Show simple item record

dc.contributor.authorRheingantz, Paulo Afonso
dc.contributor.authorAndrade, Luciana
dc.contributor.authorTângari, Vera
dc.contributor.authorAlcantara, Denise
dc.contributor.authorDuarte, Cristiane Rose
dc.date.accessioned2021-08-04T01:40:13Z
dc.date.available2021-08-04T01:40:13Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/602
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta e discute uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Projeto de Arquitetura 3 (PA3) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ. A insatisfação dos professores com os resultados obtidos em sala de aula motivou a adoção de uma abordagem alinhada com a construção social do conhecimento, que trabalha o ensino a partir das condições e da história de vida de professores e alunos e de suas relações com o entorno. A metodologia adotada está alinhada com a concepção dialética do processo educativo - o conhecimento é um processo de transformação da realidade que parte da prática (sincretização), teoriza sobre esta prática (teorização ou análise), e volta à prática para transformá-la (síntese). A avaliação considera que a produção deve ser o resultado do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados parciais são indicativos do reconhecimento dos professores e alunos sobre as vantagens da abordagem e dos procedimentos adotados em relação aos tradicionais.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectProjeto Arquitetônicopt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectConstrução Social do Conhecimentopt_BR
dc.subjectConcepção Dialéticapt_BR
dc.titleEscola na Escola: Reflexões sobre um Método de Ensino de Projeto de Espaços para o Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record