dc.contributor.author | Rheingantz, Paulo Afonso | |
dc.contributor.author | Andrade, Luciana | |
dc.contributor.author | Tângari, Vera | |
dc.contributor.author | Alcantara, Denise | |
dc.contributor.author | Duarte, Cristiane Rose | |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T01:40:13Z | |
dc.date.available | 2021-08-04T01:40:13Z | |
dc.date.issued | 2009-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-88157-12-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/602 | |
dc.description | Artigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta e discute uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Projeto de Arquitetura 3 (PA3) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ. A insatisfação dos professores com os resultados obtidos em sala de aula motivou a adoção de uma abordagem alinhada com a construção social do conhecimento, que trabalha o ensino a partir das condições e da história de vida de professores e alunos e de suas relações com o entorno. A metodologia adotada está alinhada com a concepção dialética do processo educativo - o conhecimento é um processo de transformação da realidade que parte da prática (sincretização), teoriza sobre esta prática (teorização ou análise), e volta à prática para transformá-la (síntese). A avaliação considera que a produção deve ser o resultado do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados parciais são indicativos do reconhecimento dos professores e alunos sobre as vantagens da abordagem e dos procedimentos adotados em relação aos tradicionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | FAU-PPGAU-UPM/SP | pt_BR |
dc.subject | Projeto Arquitetônico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Projeto | pt_BR |
dc.subject | Construção Social do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Concepção Dialética | pt_BR |
dc.title | Escola na Escola: Reflexões sobre um Método de Ensino de Projeto de Espaços para o Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |