Estudos de Precedentes, Referências e Metodologias Projetuais rm Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura no Brasil
Abstract
Este texto apresenta algumas reflexões sobre a produção acadêmica de projetos de arquitetura nos cursos de graduação de escolas brasileiras consideradas referências no ensino e pesquisa na área de projeto, a partir de dados levantados e de análises feitas no âmbito de uma pesquisa desenvolvida entre 2006 e 2008 pelo Grupo Projetar da UFRN. Nela foram analisados projetos discentes (desenhos, monografias e memoriais justificativos) apresentados nos Trabalhos Finais de Graduação (TFG) de 09 escolas de arquitetura, no período 2002-2007. Apresentamos aqui o nosso enfoque particular relativo à teoria e metodologia e às formas de análise e de avaliação de projetos. As análises foram desenvolvidas à luz de dois marcos teóricos principais: a abordagem arquiteturológica de Philippe Boudon e a teoria de projeto de Hélio Piñon, as quais, embora distintas, são de certo modo complementares e igualmente indicativas de que é possível analisar e avaliar projetos qualitativamente, baseando-se em conceitos e categorias analíticas bem definidos. Considerou-se também algumas publicações sobre a avaliação em situação de ensino/aprendizado, como é o caso dos TFGs. Neste texto, interessa-nos mais especificamente destacar o rebatimento dos estudos de precedentes e das referências teóricas e metodológicas utilizadas pelos alunos na concepção e desenvolvimentos de seus projetos de arquitetura. A pesquisa demonstrou a importância cada vez mais atribuída ao conceito e às formas de representação do projeto. No entanto, a maioria dos trabalhos utiliza como fontes conceituais considerações gerais acerca do tema estudado e como referências empíricas, estudos, em geral descritivos, sobre obras existentes. Observou-se que os precedentes desempenham o papel principal de provedor de itens de programa e de materiais empregados e, subliminarmente, como referência imagética de algumas soluções formais ou estéticas adotadas nos projetos. Mas isso se mostra bem menos claro nos textos do que nas propostas finais apresentadas. São pouco freqüentes referências quanto às formas de análise destes precedentes e menos ainda quanto aos procedimentos metodológicos utilizados na elaboração do novo projeto. Apesar da visível qualidade de parte significativa dos trabalhos, sobretudo quanto às soluções funcionais e formais e aos recursos imagéticos empregados, a fragilidade na exposição dos conceitos e métodos utilizados reforça a importância de se ampliar pesquisas que envolvam alunos de graduação e produções científicas na área de projeto (artigos e livros de alcance didático), disponibilizando-as em meios digitais na internet, principal fonte de consulta dos alunos.