PROJETAR 2003: Recent submissions
Now showing items 41-60 of 90
-
Projeto Aprender na Obra
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)APRENDER NA OBRA é uma atividade que surgiu de um convênio entre a UFPE1 e a ADEMI-PE2, em 1999, visando oferecer estágios para alunos do Curso de Arquitetura em empresas construtoras. Foi idealizada para apoiar a disciplina ... -
Projeto Acadêmico Transitório – Entre a Escola Modernista e a Contemporaneidade
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Entendendo a dificuldade imposta pela herança padronizada da escola modernista, este trabalho pretende contemporaneizar o ensino do projeto na FAUFBa através da: 1- aproximação conceitual - produção arquitetônica desde o ... -
Pensamento não Linear no Desenvolvimento do Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo tem como finalidade mostrar formas diferentes de projetar a partir de uma maneira diferente de pensar, unida a procura permanente de soluções inovadoras. Este pensamento é descrito como pensamento não linear e ... -
O Uso do Meio Computacional na Geração da Forma Arquitetônica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O espaço criado pela Arquitetura é estruturado através de planos, e as suas propriedades assim como suas relações espaciais, podem ser definidas como os atributos visuais da forma . Pode-se dizer ainda que é por meio desta ... -
O Tao Urbano: Uma experiência de ensino de desenho urbano
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho apresenta uma experiência de ensino de desenho urbano no curso de arquitetura da UFPE. Discute os principais problemas enfrentados pelos alunos ao passar do projeto do objeto arquitetônico para o projeto do ... -
O Levantamento Físico e sua Influência no Projeto Final de Restauração
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho é parte integrante de pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica e na Pós-graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, visando o aprimoramento técnico docente e ... -
O Esquema Hexadimensional Comportamentalista de Projeto: Contribuições Inovadoras ao Ensino de Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O Processo projetual ainda contém variáveis sub-utilizadas. Isto pode levar a situações de processo de construção e pós-ocupação problemáticas. O método geral mais usado no ensino da disciplina Projeto Arquitetônico, traça ... -
O Construtivismo em Piaget e sua Relação com o Ensino de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente texto objetiva propor uma abordagem teórica a respeito das práticas de ensino de projeto de arquitetura. Nos ateliês de projeto, como ficaram conhecidos no decorrer da história os ambientes acadêmicos dos cursos ... -
Momentos de um Percurso: Uma reflexão sobre Processo de Projeto em Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Considerando a existência de uma falta de orientação conceitual e metodológica no ensino de Arquitetura, propõe-se a apresentação de uma forma de sistematização do ato de projetar. Esta se dará através da experiência do ... -
Maquete Física, uma Ferramenta a Serviço do Processo de Ensino – Aprendizagem de Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A implementação pedagógica do modelo tridimensional físico no processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico ainda não foi suficientemente valorizada. O presente artigo pretende refletir sobre os conceitos surgidos ... -
International Design Studio '2002: Exercício de Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O objetivo deste artigo é relatar a experiência de participação dos grupos de estudantes e professores da Universidade de São Paulo no exercício de projeto International Design Studio, proposto pelo Prof. Osamu Ishiyama, ... -
Interiores Exteriorizados/Exteriores Interiorizados: O ensino do projeto de arquitetura de interiores
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Nos últimos anos o meio universitário tem presenciado o surgimento de diversos cursos de graduação em Arquitetura de Interiores/Design de Interiores, em especial no Grande Rio de Janeiro, onde existem atualmente quatro ... -
Interatividade para a Avaliação de Projetos Arquitetônicos
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Estando a arquitetura relacionada com a solução de um problema, ela pressupõe uma idealização inicial de tal solução, o projeto arquitetônico. Neste projeto, é desenvolvido um processo de análise de diferentes alternativas ... -
Inovações Tecnológicas Gerando o Acréscimo de Informações no Processo de Projeto - A Integração Através de Classes IFC
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A maneira como hoje é concebida a forma de ensino nos cursos de projeto, traz consigo o estigma do modelo cartesiano de fragmentação do conhecimento. As necessidades advindas do próprio setor construtivo, aliado ao ... -
Influências das Linhas Pedagógicas sobre o Ensino de Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente artigo anuncia os pressupostos da pesquisa, em andamento, sobre as relações existentes entre a linha pedagógica predominante na formação do arquiteto-professor e os procedimentos e métodos utilizados pelo mesmo ... -
Idéia, Método e Linguagem: Uma Abordagem sobre o Processo Compositivo Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo pretende contribuir na discussão sobre ensino de projeto arquitetônico e sua relação com o processo compositivo projetual do arquiteto. Considerando o paradigma das escolas de arquitetura que insistem em ignorar ... -
Forma Arquitetônica e as Tecnologias de Representação Gráfica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A produção da forma em Arquitetura, nas suas diversas etapas, envolve um grande número de variáveis e condicionantes. Dentre estas, destacamos sua geometria e as diversas tecnologias que viabilizam sua criação e representação, ... -
Especifidades e Interfaces no Ensino de Projeto: A Experiência do Atelier Integrado no Departamento de Arquitetura UFRN
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência de ensino de projeto arquitetônico urbano e rural no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no âmbito da disciplina ... -
Espaço e Lugar no Ensino do Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O trabalho descreve uma etapa da disciplina do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, em 2003. Destacam-se, além da questão do espaço público e privado, o programa de necessidades, as condicionantes ... -
Ensino de Projeto: Teoria, História e Crítica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A principal proposta deste artigo pode ser traduzida por um convite a uma reflexão sobre o ensino de arquitetura no Brasil, particularmente no que diz respeito à produção intelectual (teoria e história) vinculada à produção ...