PROJETAR 2003: Recent submissions
Now showing items 61-80 of 90
-
Ensino de Projeto, Computadores, Imagens e o Monstro do Armário
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo trata de uma experiência em andamento na disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura, na Universidade Estadual de Londrina, voltada para alunos do 2º ano. Busca integrar conhecimentos teóricos sobre o ... -
Do Brutalismo à Brutalidade: Um inventário (parcial) da arquitetura do campus da UFRN
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Nesta comunicação propõe-se a realização de um inventário parcial sobre a arquitetura encontrada no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Busca-se sublinhar para as edificações examinadas, além de ... -
Dissociação, Fragmentação e União – A Experiência do Ensino de Técnicas Retrospectivas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Como contribuir para formar mestres e doutores em projeto? Esta é a indagação que se encontra na origem de uma outra questão a partir da qual este artigo se desenvolve: Como o ensino de “Técnicas Retrospectivas” pode ... -
Da Música à Arquitetura: Em Busca do Irracional
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Tomando como referência os processos de projeto da arquitetura contemporânea identificados por Jeffrey Kipnis em seu texto Forms of Irrationality (1988) como absurdo e surdo, o presente trabalho relata a experiência da ... -
Crítica da Arquitetura como Ferramenta Projetual
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Com este documento, pretendemos registrar as experiências de ensino e aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo 5, na Universidade Federal de Pernambuco em 2002..1 e 2002.2. Naquela ocasião, conseguimos, junto com os alunos, ... -
Contribuições da Pós-Graduação para o Ensino de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este texto refere-se ao trabalho final da disciplina Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ), e tem como ... -
Considerações sobre a Experiência Projetual a partir dos Conceitos de Idéia, Método e Linguagem
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente artigo aborda o estudo dos conceitos de Idéia, Método e Linguagem com o objetivo de se elaborar uma reflexão crítica da experiência projetual. Para isto são definidos primeiro os conceitos mencionados anteriormente ... -
Conservação de Edifícios de Interesse Histórico - Uma Contribuição ao Ensino de Técnicas Retrospectivas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este estudo apresenta elementos de análise de edifícios de interesse histórico, tomados como instrumentos no processo projetual de sua preservação, e adota uma abordagem metodológica para sua conservação, formulada com ... -
Atrás das Grades Curriculares: Da Fragmentação do Currículo de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta é uma apresentação resumida dos conteúdos de uma dissertação de mestrado, que aborda o currículo de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil desde uma perspectiva sócio-histórica. Esta pesquisa indica que um dos ... -
A Temática Semestral e o Fórum de Debates no Ensino de Projeto de Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho pretende analisar a adoção da temática semestral e a realização do fórum de debates, atividade inicial no desenvolvimento da temática eleita, como procedimento metodológico capaz de proporcionar a ligação ... -
Arquitetura para o Turismo e Ensino de Projeto. Relato de uma Experiência Pedagógica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta comunicação apresenta e discute experiência de ensino de Projeto Arquitetônico desenvolvida no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Contextualizando o ensino de Projeto com o ... -
Arquitetura e Reminiscências
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho tem a intenção de formular um tema de investigação sobre a expressão individual do arquiteto na obra de arquitetura. O estudo das manifestações subjetivas do arquiteto, na obra de arquitetura, pode constituir ... -
Arquitetura: Entre a ciência e a Arte
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O objetivo do artigo é sugerir uma reflexão sobre o papel da arquitetura que norteie as diretrizes da formação profissional. Iniciamos com os conceitos retirados dos Tratados de Vitrúvio e Alberti, para compararmos com as ... -
A Realidade como Instrumento para o Ensino da Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta comunicação faz parte de uma pesquisa, que se originou de leituras nas quais se observou que o México e o Brasil apresentam similaridades na forma de ensinar, aprender e apreender o fazer arquitetônico pelo público ... -
Apresentação do NAU (Núcleo de Arquitetura e Urbanismo)
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este texto surge com objetivo de apresentar algumas reflexões sobre a experiência do NAU – Núcleo de Arquitetura e Urbanismo do Curso de Arquitetura da Universidade Potiguar. Este núcleo pretende contribuir com a pesquisa ... -
A Prática do Croqui, a Memória e a Criatividade
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho objetiva uma aproximação entre estudos recentes relativos à memória e as possibilidades criativas do croqui como instrumento do pensamento. Evoluindo a partir do conceito de que todo desenho é desenho ... -
Apo em Unidade de Urgência/Emergência de uma Hospital Geral: sua Contribuição para novos Projetos
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo foi originado a partir de um trabalho realizado por mestrandos do PPGAU-UFRN (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN) no semestre letivo de 2002.2, na disciplina Avaliação Pós-ocupação do ... -
APO, Behavior Settings e Rep Grid como Instrumentos para Elaboração de Diretrizes para Projetos Arquitetônicos
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Atualmente, a inserção da perspectiva do usuário no processo de concepção projetual vem sendo bastante discutida não apenas no âmbito arquitetônico, mas também em áreas afins como psicologia e sociologia, ressaltando o ... -
A Paisagem como Elemento de Concepção e de Análise do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A definição de um projeto leva em conta uma série de condicionantes para que, de forma abrangente e interdisciplinar, seja capaz de estabelecer uma relação adequada com o contexto em que se inserirá, segundo padrões de ... -
Análise da Disciplina para o Ensino de Iniciação em Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente estudo se propõe a situar as disciplinas que preparam o aluno para a atividade projetual, nos cursos de arquitetura e urbanismo, localizados na região do Triângulo Mineiro. Investiga o modo como se ensina a ...