Browsing PROJETAR 2003 by Title
Now showing items 1-20 of 90
-
Acessibilidade nos Espaços Públicos Urbanos como Tema Inovador no Ensino de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Nesse artigo são apresentados e desenvolvidos os objetivos, os resultados e desdobramentos obtidos a partir da introdução de um tema de projeto inovador – a acessibilidade dos espaços públicos urbanos - para alunos do curso ... -
Análise da Disciplina para o Ensino de Iniciação em Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente estudo se propõe a situar as disciplinas que preparam o aluno para a atividade projetual, nos cursos de arquitetura e urbanismo, localizados na região do Triângulo Mineiro. Investiga o modo como se ensina a ... -
Análise da Identidade Tipológica na Sistematização do Ato de Projetar
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O artigo é uma auto-análise projetual, a qual tem por objetivo o estudo da identidade tipológica como elemento delineador de princípios de ordem na composição arquitetônica. Pesquisa realizada na disciplina ARQ 1101 – ... -
A Análise de Projetos para a Formação do Repertório Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo situa-se no campo do ensino-aprendizagem de Projeto Arquitetônico, objeto de reflexão de qualquer arquiteto e estudiosos da área que, ao se depararem com um problema arquitetônico utilizam conhecimentos prévios ... -
Apo em Unidade de Urgência/Emergência de uma Hospital Geral: sua Contribuição para novos Projetos
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo foi originado a partir de um trabalho realizado por mestrandos do PPGAU-UFRN (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN) no semestre letivo de 2002.2, na disciplina Avaliação Pós-ocupação do ... -
APO, Behavior Settings e Rep Grid como Instrumentos para Elaboração de Diretrizes para Projetos Arquitetônicos
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Atualmente, a inserção da perspectiva do usuário no processo de concepção projetual vem sendo bastante discutida não apenas no âmbito arquitetônico, mas também em áreas afins como psicologia e sociologia, ressaltando o ... -
Aprendendo com as Favelas - O Jeitinho como Ferramenta de Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A questão que se discute já não é mais, felizmente, relativa à remoção e relocação dos habitantes das favelas para áreas longínquas da cidade. Hoje, o direito à urbanização é um dado quase incontestável, a questão das ... -
Apresentação do NAU (Núcleo de Arquitetura e Urbanismo)
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este texto surge com objetivo de apresentar algumas reflexões sobre a experiência do NAU – Núcleo de Arquitetura e Urbanismo do Curso de Arquitetura da Universidade Potiguar. Este núcleo pretende contribuir com a pesquisa ... -
Arquitetura e Reminiscências
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho tem a intenção de formular um tema de investigação sobre a expressão individual do arquiteto na obra de arquitetura. O estudo das manifestações subjetivas do arquiteto, na obra de arquitetura, pode constituir ... -
Arquitetura no Escuro: Contribuição para uma Reflexão Metodológica da Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho foi fruto de uma investigação acerca da percepção espacial das pessoas cegas. Compreendendo que este é um campo ainda em aberto na discussão arquitetônica, buscou-se contribuir para inserir um novo viés ... -
Arquitetura para o Turismo e Ensino de Projeto. Relato de uma Experiência Pedagógica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta comunicação apresenta e discute experiência de ensino de Projeto Arquitetônico desenvolvida no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Contextualizando o ensino de Projeto com o ... -
Arquitetura x Linguística: Paradigmas do Ensino do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente texto objetiva discutir aspectos do ensino do projeto arquitetônico e urbano, partindo da associação entre arquitetura e lingüística. A comparação entre a experiência arquitetônica e a experiência do texto é, ... -
Arquitetura: Entre a ciência e a Arte
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O objetivo do artigo é sugerir uma reflexão sobre o papel da arquitetura que norteie as diretrizes da formação profissional. Iniciamos com os conceitos retirados dos Tratados de Vitrúvio e Alberti, para compararmos com as ... -
Atrás das Grades Curriculares: Da Fragmentação do Currículo de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta é uma apresentação resumida dos conteúdos de uma dissertação de mestrado, que aborda o currículo de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil desde uma perspectiva sócio-histórica. Esta pesquisa indica que um dos ... -
A Avaliação da Aprendizagem na Prática Pedagógica do Projeto de Arquitetura: Algumas Implicações Didáticas e Sociológicas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Neste trabalho pretendemos abordar a prática pedagógica do projeto de Arquitetura a partir do foco nos seus processos de avaliação da aprendizagem. Buscamos discutir os procedimentos e pressupostos teórico-metodológicos ... -
A Busca pela Integração entre Teoria e Prática no Ensino e Projeto de Arquitetura; Uma Experiência
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O trabalho aborda a importância de se integrar a teoria arquitetônica com a prática de projeto no ensino através de experiência realizada na disciplina AU 113 – Teoria e Projeto: fatores do projeto, ministrada no curso ... -
Concepção e Ensino do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho trata de questões essenciais ao ensino e prática da arquitetura, através da compreensão do ato projetivo, buscando chegar na essência de sua produção. Desvenda o partido, enquanto pré-configuração conceitual ... -
Condenados a eterna (In)Disciplina? Reflexões a Respeito do Ato de Projetar como Eixo do Conhecimento Arquitetõnico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente artigo toma como ponto de partida os trabalhos submetidos ao I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura, sobrepostos a uma reflexão de ordem mais geral sobre a autonomia da disciplina ... -
Conservação de Edifícios de Interesse Histórico - Uma Contribuição ao Ensino de Técnicas Retrospectivas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este estudo apresenta elementos de análise de edifícios de interesse histórico, tomados como instrumentos no processo projetual de sua preservação, e adota uma abordagem metodológica para sua conservação, formulada com ... -
Considerações sobre a Experiência Projetual a partir dos Conceitos de Idéia, Método e Linguagem
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente artigo aborda o estudo dos conceitos de Idéia, Método e Linguagem com o objetivo de se elaborar uma reflexão crítica da experiência projetual. Para isto são definidos primeiro os conceitos mencionados anteriormente ...