Projeto Aprender na Obra
Abstract
APRENDER NA OBRA é uma atividade que surgiu de um convênio entre a UFPE1 e a ADEMI-PE2, em 1999, visando oferecer estágios para alunos do Curso de Arquitetura em empresas construtoras. Foi idealizada para apoiar a disciplina de Planejamento Arquitetônico PA6B, que ensina a projetar o edifício residencial. Como inovação, incorporou às solicitações do plano de curso desta disciplina, exigências do mercado imobiliário: aplicação dos índices de mercado e dos avanços tecnológicos relativos à racionalização da habitação nos aspectos técnico-construtivos e também na gestão dos projetos e obras. Sem conhecê-las, o aluno estará despreparado para enfrentar o setor, hoje restrito a nichos de arquitetos detentores de um acervo tecnológico adquirido fora da Universidade. Podem participar do Projeto alunos a partir do 4º período, para que cheguem ao 6º com conhecimento prático de obra. Eles seguem um manual de orientação e um roteiro para observação e análise da obra onde estagiam, constituído por “Módulos Didáticos”. Após seis meses de estágio, apresentam em seminário, a experiência vivida e um relatório final. A experiência tem levantado questões para reflexão: índices de mercado amplamente aplicados pelos construtores têm mudado significativamente a “cara” dos edifícios residenciais; consultores de projetos têm interferido nas propostas apresentadas à luz dos indicadores, buscando racionalização e competitividade; recursos tecnológicos mais práticos têm padronizado as soluções das habitações; compatibilização e gerenciamento de projetos surgem como fatias de mercado para os arquitetos, entre outros. Estagiaram cerca de 60 alunos e 46 aguardam vagas. A autoria do Projeto foi registrada no CONFEA3 e publicada no Diário Oficial em 2001.