Show simple item record

dc.contributor.authorNeves, Risale
dc.date.accessioned2021-08-01T15:48:29Z
dc.date.available2021-08-01T15:48:29Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/136
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractAPRENDER NA OBRA é uma atividade que surgiu de um convênio entre a UFPE1 e a ADEMI-PE2, em 1999, visando oferecer estágios para alunos do Curso de Arquitetura em empresas construtoras. Foi idealizada para apoiar a disciplina de Planejamento Arquitetônico PA6B, que ensina a projetar o edifício residencial. Como inovação, incorporou às solicitações do plano de curso desta disciplina, exigências do mercado imobiliário: aplicação dos índices de mercado e dos avanços tecnológicos relativos à racionalização da habitação nos aspectos técnico-construtivos e também na gestão dos projetos e obras. Sem conhecê-las, o aluno estará despreparado para enfrentar o setor, hoje restrito a nichos de arquitetos detentores de um acervo tecnológico adquirido fora da Universidade. Podem participar do Projeto alunos a partir do 4º período, para que cheguem ao 6º com conhecimento prático de obra. Eles seguem um manual de orientação e um roteiro para observação e análise da obra onde estagiam, constituído por “Módulos Didáticos”. Após seis meses de estágio, apresentam em seminário, a experiência vivida e um relatório final. A experiência tem levantado questões para reflexão: índices de mercado amplamente aplicados pelos construtores têm mudado significativamente a “cara” dos edifícios residenciais; consultores de projetos têm interferido nas propostas apresentadas à luz dos indicadores, buscando racionalização e competitividade; recursos tecnológicos mais práticos têm padronizado as soluções das habitações; compatibilização e gerenciamento de projetos surgem como fatias de mercado para os arquitetos, entre outros. Estagiaram cerca de 60 alunos e 46 aguardam vagas. A autoria do Projeto foi registrada no CONFEA3 e publicada no Diário Oficial em 2001.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectRacionalizaçãopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.titleProjeto Aprender na Obrapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record