Sessões Temáticas: Recent submissions
Now showing items 81-100 of 118
-
Formar Ou Informar? Sobre o Aprendizado do Arquiteto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Deveria ser uma obviedade afirmar que o período de aprendizado do arquiteto, na escola, é de formação. Entretanto, ainda persiste uma expectativa de que o aprendiz já traga com ele uma bagagem, inclinação, negando o sentido ... -
Formação Continuada de Professores (as): o Caso do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente artigo relata uma experiência no campo da formação continuada de professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, que assumiu o formato de Seminários de Práticas ... -
Estudos Cinestésicos: Uma Experiência Projetual Em Torno do “exercício Experimental da Liberdade”
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho investiga as questões relativas à percepção do espaço construído através de duas etapas seqüenciais: fundamentação do tema através de teorização e aplicação de ferramentas metodológicas dentro do ateliê de ... -
Estratégias para o Uso da Simetria no Ensino de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho trata de experiência desenvolvida na disciplina Projeto III do 5º semestre da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul voltada para a exploração criativa de formas, através da ... -
Escola da Cidade - Estudo Sobre Um Novo Modelo Didático
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho descreve uma pesquisa, em realização, sobre uma proposta de ensino de arquitetura. Tratase de um estudo sobre o projeto didático da Escola da Cidade, faculdade de arquitetura, criada em São Paulo em 1996. O ... -
Entre a Bicicleta e a Nave Espacial - os Novos Paradigmas da Informática e o Ensino do Projeto Arquitetônico
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Considera-se neste trabalho a possibilidade de que as novas tecnologias advindas da informática (programas de desenho assistido por computador, Internet, simuladores, etc.) têm provocado, ao longo dos anos, modificações ... -
Ensino de Projeto: Um Passo Á Frente, Dois Atrás?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente trabalho trata do projeto de arquitetura como essência da atividade arquitetônica, e do ensino de projeto, focalizando o modo como se processa nos ateliês do curso de arquitetura da UFBA. A condição de arte e ... -
Ensino de Projeto: Percepção e Imagem
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este texto configura uma escolha entre os conteúdos da tese: Construindo relações na interface do projeto em arquitetura, apresentada ao Programa de pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA. A tese procura ... -
Ensino/aprendizagem Em Arquitetura e Urbanismo: Mitos e Métodos
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho reflete sobre o ensino em projeto apontando, inicialmente, as práticas e os mitos que o envolvem e a dificuldade de se estabelecer ou definir método em projeto. Busca mostrar a especificidade do ato de projetar ... -
Ensino à Distância Aplicado ao Trabalho Final de Graduação: Relato de Uma Experiência
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O objetivo deste artigo é relatar a experiência da implantação da técnica de Ensino a Distância no acompanhamento dos trabalhos finais de graduação (TFG) do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Jaraguá ... -
Ensinar Projeto no Primeiro Ano
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho pretende registrar uma experiência de ensino de projeto de arquitetura, em uma instituição universitária privada no primeiro semestre da graduação de 2003 em São Paulo.Tomando como base a forma em que eram ... -
Enfrentando a Complexidade Urbana no Processo de Ensino-aprendizagem Em Arquitetura e Urbanismo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)A abordagem de temas complexos, em especial aqueles que envolvem o processo urbano contemporâneo, apresenta desafios que aguardam um equacionamento para sua inserção no processo de aprendizagem e ensino em Arquitetura e ... -
Em Busca de Uma Identidade de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo é produto parcial de uma pesquisa em andamento no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, que dá apoio à construção de seu Projeto Político Pedagógico. Tendo como foco o ensino de ... -
Didática para o Intangìvel? Arquitetura, Tecnologia/arte, Racional/intuitivo, Se Ensina ou Se Apreende?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho abrange reflexões sobre a possibilidade de uma didática direcionada para o ensino de projeto de Arquitetura, e conseqüentemente, sobre a necessidade de uma preparação prévia para a profissão de professor ... -
Didática e Explorações do Processo Cognitivo de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho argumenta a necessidade de transformações de metodologias de ensino atualmente empregadas no atelier de projeto baseadas praticamente na critica do projeto do estudante para estratégias baseadas em processos ... -
Considerações Metodológicas no Ensino de Projeto de Arquitetura: o Caso dos Edifícios Multifuncionais
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)A questão do ensino do projeto segue atualmente, pelo menos, duas orientações distintas: aquela que orienta para a compreensão do edifico isolado e a que o contextualiza. A primeira fundamenta e conduz a reflexão para o ... -
Composição Modular e Analogias no Ensino de Projeto Arquitetônico
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O texto relata um dos exercícios da disciplina “Teoria e Projeto II: Processo Criativo”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. O objetivo foi apresentar os conceitos fundamentais dos princípios compositivos na ... -
Comentários Acerca da Aula Expositiva no Departamento de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O trabalho trata de questões relacionadas ao tempo vivido no decorrer do processo educacional pelo qual passamos. Experiências de alunos e professores. Nossa proposta é adquirir informações acerca do tema e descobrir os ... -
Ateliê Vertical de Projeto: Certezas e Descobertas no Processo de Implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente trabalho analisa o processo de construção do sistema de ATELIÊ VERTICAL de Projeto como a proposta didático-pedagógica estruturadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo que atualmente está em processo de implantação ... -
Ateliê: Abrindo Caminho para o Diálogo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este estudo aborda o ateliê como técnica de ensino, visando identificar as concepções do aluno e professor na vivência de tal técnica. As entrevistas, como método de abordagem, são caracterizadas como “conversas”, direcionadas ...