Sessões Temáticas: Recent submissions
Now showing items 101-118 of 118
-
A Síntese como Meta: o Trabalho Síntese nas Disciplinas Projetivas como Experiência de Integração Horizontal no Curso de Arquitetura e Urbanismo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)A experiência vivenciada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté, implementada desde o ano de 2002, no limite das Diretrizes Curriculares elaboradas pelo MEC (1994), apresenta uma proposta de ensino, ... -
Arquitetura e Mídia Digital II – Um Estudo Comparativo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Os exercícios de aprendizagem colaborativa à distância oferecem aos alunos de arquitetura uma oportunidade para confrontar novas idéias, expor opiniões, ouvir críticas e conhecer novas culturas de projeto em uma disciplina ... -
A Prática do Ensino de Projeto e a Construção dos Saberes do Professor-arquiteto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Partindo do ponto de vista das pessoas que vivenciam o ensino de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Projeto, na instância específica de um curso de graduação, este artigo explora questões relativas às práticas de ... -
Aonde Amarrei Meu Jegue?? Tecnologias de Informação no Ensino de Arquitetura, Apoio ou Confronto ao Papel do Professor?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho abrange reflexões sobre as dificuldades e possibilidades trazidas pelas Tecnologias de Informação (TI) ao cotidiano do ensino de Arquitetura. Traz discussões genéricas da área de Educação sobre as TIs e analisa ... -
A Cidade como Pretexto: Uma Experiência de Ensino de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho pretende analisar as diversas abordagens e metodologias projetuais utilizados na apropriação do patrimônio arquitetônico, frente a novas necessidades programáticas e no âmbito de um exercício acadêmico. Para ... -
A Arquitetura como Produto da Memória
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)As artes em geral sempre mantiveram um estreito vínculo com as recordações geradas através da experiência humana, no sentido em que o produto oferecido pelo artista muitas vezes revela o caminho recorrido por este até a ... -
Desenho e Obra: Possibilidades de Inovação Didática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)This work ascertains that the majority of the architecture students or new architects presents their projects with expressiveless and communicativeless technical drawings. There can be pointed two motifs for this, among ... -
Arquitetura: os Planos de Proposta Criação, Representação e Informação
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho realiza uma reflexão sobre a importância dos modelos analógicos na projetação arquitetônica e de como são indispensáveis no processo criativo da arquitetura. Analisa os diferentes níveis nos quais a mensagem ... -
A Relevância da Disciplina de Paisagismo na Formação do Arquiteto Urbanista
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho promove a discussão sobre a qualidade da formação do arquiteto urbanista na medida em que explicita a ética desejada e revê as responsabilidades, conteúdos e procedimentos da disciplina de Paisagismo, colocando ... -
A Relação Entre Teoria e Prática na Arquitetura e Seu Ensino: Teoria Reflexiva e Projeto Experimental
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)A questão do ensino de projeto é investigada a partir da problematização da relação entre os âmbitos teóricos e práticos da arquitetura. Constatando-se uma atual impossibilidade de teorias normativas e metodológicas que ... -
A Praga do Infinito e a Ressurreição do Lugar
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Na academia e na prática profissional há hoje ausência de consenso ante as questões de desenho da cida-de, em contraste com a clara hegemonia do Movimento Moderno algumas décadas atrás. Controvérsias sobre modelos de ensino ... -
Ambientes Totais para Ensino de Projeto Arquitetônico: Novos Paradigmas de Utilização da Informática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre o ensino do projeto de Arquitetura sob o viés da Informática, do presencial ao não presencial, desenvolvida a partir da compreensão teórica sobre o processo projetual, análise ... -
A Imaginação Criadora e o Processo Projetual Em Sala de Aula
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo é uma reflexão sobre a abordagem didático pedagógica do professor de projeto em sala de aula. A sua fundamentação teórica baseia-se na ação-reflexão do aluno e do professor visto em Schön e no interacionismo ... -
A Cor no Ensino do Projeto Arquitetônico no Brasil
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este texto é o resultado da experiência como docente em disciplinas de projeto no curso de graduação em arquitetura e de anos de pesquisa e consultoria na área do uso da cor na arquitetura. Tem como objetivo reforçar a ... -
A Conceitução da Estrutura Em Projetos de Arquitetura Através de Modelos
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho relata algumas das experiências, no uso de modelos físicos, realizadas junto aos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade São Marcos, nas disciplinas de ... -
A Avaliação no Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Problemas e Dificuldades
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho discute algumas questões afetas à avaliação aplicada ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo. Primeiramente caracteriza, em suas linhas gerais, o ensino de projeto, considerando-o como um processo de ... -
A Avaliação como Instrumento da Didática do Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho trata de um elemento importante do processo didático: a avaliação, que pode assumir três diferentes modalidades e transformar-se numa grande ajuda na promoção de um ensino inclusivo e criativo do Planejamento ... -
A Abordagem Morfológica da Arquitetura Aplicada Ao Desenho Urbano
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esse trabalho discute a metodologia adotada para o ensino de projeto de urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. A metodologia de análise inclui, além de aspectos de evolução ...