A Prática do Ensino de Projeto e a Construção dos Saberes do Professor-arquiteto
View/ Open
Date
2005-11-01Author
Isoldi, Rosilaine
Cunha, Maria Isabel
Metadata
Show full item recordAbstract
Partindo do ponto de vista das pessoas que vivenciam o ensino de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Projeto, na instância específica de um curso de graduação, este artigo explora questões relativas às práticas de ensino dos professores de ensino superior, aos saberes envolvidos na atividade docente e à sua construção. Utiliza os princípios da pesquisa qualitativa em um estudo de caso etnográfico.Revela e analisa práticas de ensino de Projeto utilizadas por esses professores, revelando a busca de novas possibilidades e uma constante reflexão sobre a ação e na ação. Constata que o saber docente é um saber plural, em constante construção, incluindo saberes de várias origens, estando intimamente relacionados com as práticas de ensino dos professores. A explicitação do processo de construção dos saberes docentes, no atual momento de transição paradigmática, significa a possibilidade de formação contínua dos professores-arquitetos, imprimindo melhorias na qualidade do ensino de arquitetura e urbanismo e na profissionalização desses docentes.