A Relação Entre Teoria e Prática na Arquitetura e Seu Ensino: Teoria Reflexiva e Projeto Experimental
Abstract
A questão do ensino de projeto é investigada a partir da problematização da relação entre os âmbitos teóricos e práticos da arquitetura. Constatando-se uma atual impossibilidade de teorias normativas e metodológicas que prescrevam a prática, delineia-se uma condição de disjunção. Discursos tendem a um distanciamento da realidade, enquanto que a prática, carente de fundamentos que lhe confiram legitimidade, incorre no risco de uma produção irrefletida. Tal disjunção se vê repercutida no contexto do ensino da arquitetura, contribuindo na dificuldade de delimitação de um campo teórico e disciplinar formal para as disciplinas de projeto. O texto traça, então, uma trajetória histórica do distanciamento da teoria perante a prática da arquitetura, desenvolvendo a hipótese de que essa disjunção se remonta ao esvaziamento da autoridade metafísica do saber teórico, como resultado do desenvolvimento da Ciência Moderna. Ao longo deste panorama histórico, os principais modelos de ensino de arquitetura são analisados, enfocando-se a proposta pedagógica da escola Bauhaus. Conclui-se que o papel da teoria hoje deve ser, de fato, o de exercer a crítica e reflexão dos fundamentos ideológicos e amarras tradicionais da produção arquitetônica. A renovação da prática, mediatizada por essa crítica, deve ocorrer no âmbito da própria práxis, na experimentação consciente e criativa de procedimentos e ferramentas. O desafio dessas conclusões para o ensino aponta para necessidade de rever a relação estanque entre disciplinas teóricas e de projeto, sugerindo resgate de uma pedagogia com ênfase nos estúdios como momentos de experimentação.