Anais dos Seminários PROJETAR: Recent submissions
Now showing items 701-720 of 1233
-
Uma Mostra da Capacidade Analítica da Arquiteturologia para Entendimento da Concepção Arquitetônica
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A Arquiteturologia (BOUDON et al, 2000) é um modelo teórico que estuda a natureza das operações mentais de cada arquiteto no momento da concepção, a partir da análise de seus projetos e discursos. Nossa pesquisa, desenvolvida ... -
Três Arquitetos, Três Processos De Ensino: Mario Russo, Borsoi, Delfim Amorim
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Trata da diversidade de posturas no processo de ensino de projeto de arquitetura. Baseia-se no estudo da atividade docente dos arquitetos Mario Russo, Acácio Gil Borsoi e Delfim Amorim na Escola de Belas-Artes de Pernambuco, ... -
Reatualizando Gottfried Semper: entre exposições universais, concursos e teoria do projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este texto propõe uma releitura do célebre arquiteto e teórico alemão Gottfried Semper, mais particularmente da sua teoria da transformação de material [Stoffwechseltheorie], presente nas suas obras mais importantes, Die ... -
Quando a Habitação Colectiva era Moderna desde Portugal A Outros Territórios de Expressão Portuguesa. 1940-1974
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A análise confronta Portugal, o Brasil e outros territórios de expressão portuguesa, perante a herança cultural arquitectónica portuguesa em torno dos princípios modernos da habitação colectiva entre 1940 e 1974. O fio ... -
Projeto Entre o Conhecimento e o Saber
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente trabalho propõe um exame crítico do projeto no ensino de arquitetura, por meio da problematização das diversas situações que o atravessam hoje, ligadas tanto a questões mais particulares no campo da arquitetura, ... -
Preservação do Patrimônio Construído: o Entendimento da Formação do Arquiteto Contemporâneo no Território Brasileiro
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O artigo tem por objetivo discutir a formação do arquiteto contemporâneo, no contexto brasileiro, para que tenha base adequada e o conteúdo para atuar no patrimônio construído e em construções de interesse para preservação. ... -
Pesquisa em Arquitetura: Repertoriando o Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Brutalismo é um nome habitualmente utilizado para indicar a tendência arquitetônica que se manifesta a partir de meados do século 20, e cujo lugar-comum é o uso de superfícies de concreto aparente. A pesquisa “Arquitetura ... -
O Projeto como Questão e Tarefa
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Dadas as alterações estruturais - forma de produzir a vida material, nova organização do capital internacional, "revolução" da informação, novas condições colocadas ao público/privado e às associações tempo/espaço -, quais ... -
O Projeto como Produção de Conhecimento
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Ao se perguntarem como se ensina, aprende ou faz projeto, professores, estudantes e profissionais de projeto parecem acreditar que um algo, um modo ou uma coisa têm que preencher a lacuna aberta pela pergunta. Além disso, ... -
O Projeto como Investigação | A Investigação [e Documentação] do Projeto Arquiteturas de Concursos no Sul: Monitoramento e Acervo (1984 -2006)
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)As gerações que integraram a vanguarda do Movimento Moderno no Brasil e a base cultural que fundamentou a Arquitetura Moderna Brasileira, apesar da liderança intelectual de Lúcio Costa, não se caracterizaram por formulações ... -
O Lugar das Representações no Projeto - Considerações sobre a "cidade Escrita"
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)No texto a seguir, o lugar das representações no projeto de arquitetura é apresentado primordialmente como lugar de construção do conhecimento científico, o mesmo tipo de conhecimento que confere à metrópole a característica ... -
O Julgamento de Projetos em Contexto Profissional: Uma Análise de Quatro Concursos de Arquitetura no Brasil
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este texto apresenta algumas reflexões sobre a questão da avaliação de projetos em contexto profissional, a partir da análise de concursos de arquitetura realizados no Brasil entre os anos de 2003 e 2008, e que tivessem ... -
O Espaço como Investigação da Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O espaço – como tempo, natureza, ser – é uma das noções constituintes da compreensão do mundo cujas formulações mais arcaicas na cultura ocidental advém dos pré-socráticos. Na arquitetura não se tem conhecimento de ... -
História Comparada de Cidades Universitárias: Perspectivas para Análise de Projetos
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo salienta a importância de se produzir, no Brasil, uma história da Arquitetura e do Urbanismo em constante comparação com outros contextos internacionais. Neste sentido propõe-se a análise do edifício do Instituto ... -
Explorando as Villas de Palladio: a Pesquisa Histórica como Investigação Projetual
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente texto se propõe a refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem em arquitetura, mais especificamente sobre o papel da história na formação do arquiteto. A partir do estudo da vida e obra do arquiteto renascentista ... -
Estudos de Precedentes, Referências e Metodologias Projetuais rm Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura no Brasil
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este texto apresenta algumas reflexões sobre a produção acadêmica de projetos de arquitetura nos cursos de graduação de escolas brasileiras consideradas referências no ensino e pesquisa na área de projeto, a partir de dados ... -
Escritórios de Arquitetura em São Paulo: Práticas de Trabalho, Sentidos e Contextos
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)As remodelações econômicas e culturais da sociedade contemporânea que se repercutem em crise de emprego, precariedade de condições de trabalho em novas formas de inserção produtiva dos indivíduos abrem um leque de discussão ... -
Escola na Escola: Reflexões sobre um Método de Ensino de Projeto de Espaços para o Ensino Fundamental
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta e discute uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Projeto de Arquitetura 3 (PA3) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ. A insatisfação dos professores com os ... -
Ensino, Planejamento Territorial e Diálogo
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Cientes da forma de ocupação do território brasileiro, que vem se mostrando predatória e tem contribuído para acirrar ainda mais as diferenças sociais existentes, os cursos de Arquitetura e Urbanismo deveriam procurar ... -
Ensino de História e Teoria da Arquitetura X Ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A presente pesquisa, na modalidade de Inovação no Ensino, tem como tema central o ensino da História e Teoria nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul e sua contribuição no processo para a formação de um ...