Anais dos Seminários PROJETAR: Recent submissions
Now showing items 321-340 of 1233
-
Novas práticas pedagógicas no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISINOS: o Atelier de Projeto e a Rede Mercosul
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo trata da proposta de novas práticas pedagógicas no ensino da Arquitetura e Urbanismo na Unisinos, através da implementação do Atelier de Projeto e da internacionalização através da Rede Mercosul, visando atender ... -
Mock-up de habitação 4x4x4m: primeiro exercício de projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho consiste no relato da experiência de um exercício de projeto aplicado aos alunos de primeiro ano do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. O exercício consiste na ... -
Linguagem e materialidade: reinterpretação e metáfora no projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O processo projetual, como atividade resistente a normatizações e estruturações metodológicas mais rígidas, oscila, muitas vezes, entre um funcionalismo pragmático e especulações formais desprovidas de enraizamento cultural ... -
Linguagem arquitetônica e sustentabilidade: é possível encontrar o ponto de equilíbrio?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo decreve os projetos desenvolvidos no atelier de Projeto Arquitetônico VII, do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil. O objetivo pedagógico deste trabalho foi ... -
Le Corbusier: criação e reinvenção no projeto da Embaixada da França
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Foram amplas e variadas as relações profissionais estabelecidas pelo arquiteto suíço-francês Le Corbusier com o Brasil. Iniciadas na década de 1920 se estendem até sua morte em 1965, quando estava em andamento seu projeto ... -
Jardins Terapêuticos: Humanização de espaços livres em áreas hospitalares
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O trabalho de assistência médico-hospitalar tem passado por profundas transformações desde o final do século XX. A crescente incorporação de novas tecnologias, além de proporcionar o desenvolvimento do conhecimento médico, ... -
Integração de conceitos bioclimáticos ao projeto arquitetônico de edificações residenciais em Juiz de Fora
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Acredita-se que as edificações residenciais de Juiz de Fora, muitas vezes encontram-se ineficientes em termos de conforto ambiental. Esta hipótese motivou a definição do tema a ser tratado neste trabalho, que tem como ... -
Inclusão Social um mote para projetos no ensino de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta uma experiência didática realizada em 2014 para a disciplina de projeto AP112 - Teoria e Projeto II - Processo Criativo, ministrada para alunos do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da ... -
Fundamentação em Arquitetura e Urbanismo: Uma experiência integrada na unidade curricular Oficina I
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo discute a experiência desenvolvida na unidade curricular Oficina I, dentro do ciclo de Fundamentação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del Rei, buscando demonstrar ganhos ... -
Fontes de conhecimento didático do projeto: Metodologia para investigar as fontes de conhecimento arquitetônico no ensino de projeto contemporâneo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta uma metodologia para se aproximar das fontes de conhecimento arquitetônico usados nas disciplinas de Atelier de Projeto. A pesquisa faz parte de uma pesquisa de doutorado focada na análise das ... -
FAZER PROJETO: trabalho manual ou intelectual?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo aborda o jogo hierárquico no contexto da produção de projetos arquitetônicos, a partir de dados de uma pesquisa realizada em dois escritórios de arquitetura, por meio de observação e de entrevistas. Discute-‐se ... -
Estudo de formas parametrizadas em modelos físicos: Introdução a parametria no projeto arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo busca apresentar a experiência de introdução da parametria no projeto arquitetônico. A proposta é desenvolvida no âmbito da disciplina de Arquitetura Contemporânea do Curso de Arquitetura e Urbanismo da ... -
Estratégias de articulação entre o espaço público e o espaço privado: ensaio projetual no município da Serra - ES
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta um ensaio projetual de um complexo multifuncional proposto para o município da Serra no Espírito Santo, cuja proposta fundamenta-se na aplicação de estratégias de articulação entre espaço público e ... -
ESTABILIZAÇÃO DA NOÇÃO POLISSÊMICA DE PROJETO URBANO: UMA MATRIZ ANALÍTICA EM ELABORAÇÃO
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Os diversos conteúdos associados à expressão Projeto Urbano denotam uma multiplicidade de significados que sinalizam diferentes interpretações e matrizes de pensamento, disponíveis na literatura especializada, bem como ... -
ESQUISSO E PROJETO: Uma análise do processo de pentimento sobre os esquissos de Paulo Mendes da Rocha
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A presente pesquisa trata da função do Desenho no processo de projeto dos arquitetos e urbanistas, tendo como foco principal o momento de concepção por meio de esquisso. Adota-se a discussão da ação de pentimento no ... -
Espaço cicloviário ramal Ponta Negra – Campus: uma alternativa rumo à mobilidade urbana sustentável
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo tem como objetivo expor e discutir uma proposta de espaço cicloviário em trecho da Av. Eng. Roberto Freire e Av. Dr. Sólon Miranda Galvão, Natal/RN, Brasil, considerando aspectos urbanísticos, a fim de criar ... -
Entre editais e pareceres: Representações de projetos vencedores de concursos de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Em concursos de projeto de arquitetura várias propostas são comparadas para que apenas uma seja escolhida. Em geral, essas competições são regidas por editais que além de impor condições legais de participação, apresentam ... -
Entre Brasília e Chandigarh onde Palmas está?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente trabalho constitui-se numa análise comparativa da configuração espacial das cidades de Chandigarh, Brasília e Palmas, mensurável e quantificável por meio dos instrumentos analíticos da sintaxe espacial. São ... -
Entre arquitetura e espaço urbano: a experiência didática na disciplina “Projeto de Arquitetura na Cidade Contemporânea”
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente trabalho trata da experiência didática realizada na disciplina eletiva “Projeto de Arquitetura na Cidade Contemporânea”, oferecida no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na FAU-UFRJ em 2014. Na disciplina, ... -
Ensino e prática pelo direito à cidade e ao ambiente A experiência dos projetos Praça Campo e Mirante da Represa - Esporte, Lazer e Educação Ambiental em Cepel, Nova Esperança
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O objetivo desse artigo é apresentar processos e resultados de dois projetos de assistência técnica que foram desenvolvidos com a comunidade de Nova Esperança, localizada às margens do manancial Joanes-Ipitanga, na cidade ...