Anais dos Seminários PROJETAR: Recent submissions
Now showing items 301-320 of 1233
-
Pocket park: Matriz de critérios para implantação
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente trabalho surgiu com a preocupação sobre o método de projetação de pequenos parques urbanos e espaços públicos com qualidade para a população em áreas centrais das cidades. A partir de projetos referenciais e ... -
Pista Multiuso do Campus da UFSM: Uma Nova Opção de Mobilidade Alternativa
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Esse artigo almeja apresentar o projeto da Pista Multiuso para o Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desde sua fundamentação teórica, conceituação, espacialização em um anteprojeto paisagístico, resultados ... -
PFLEX: Disciplinas flexibilizadas de projeto no curso de arquitetura e urbanismo da UFMG
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Na última reforma curricular, em 2011, o Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais modificou a maneira como as disciplinas de projeto seriam cursadas pelos estudantes. Substituiu ... -
Peter Zumthor em estúdio: um processo projetual com foco em atmosferas arquitetônicas
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)As atmosferas arquitetônicas constituem-se em tema central nas discussões sobre uma fenomenologia da arquitetura, diferenciando e aportando significado e sentido poéticos a espaços dedicados a promover vínculos com seus ... -
Pela inclusão do desenho urbano na agenda da habitação social
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A produção de moradias no Brasil muitas vezes transforma o meio ambiente e a paisagem urbana sem considerar as pessoas e sem assegurar seu direito à cidade, aos espaços públicos, aos serviços básicos de saneamento e ... -
O Terminal Marítimo de Passageiros: análise de projeto na área de proteção patrimonial de Natal-RN.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo discute o projeto do Terminal de Passageiros, que é parte das obras do Porto de Natal, viabilizado pelos recursos federais do Programa da Copa e inaugurado no fim de 2014. A intervenção se situa entre o Largo da ... -
Original, moderno e monumental: desafios de projetar em Brasília
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Esta comunicação aborda os muitos desafios e as particularidades de projetar em Brasília, para os alunos de uma disciplina de projeto de arquitetura e urbanismo da FAU-UnB, considerando o conjunto urbanístico e as arquiteturas ... -
Originalidade e criatividade no ensino/aprendizagem de projeto em arquitetura e urbanismo: educação holística de base
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho parte do entendimento do campo educacional como um processo de relação significativa do homem com o mundo e de construção do conhecimento, investigando os pressupostos da teoria construtivista, da arte-educação ... -
O projeto de habitação social: da moradia para o habitat
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo trata do ensino do projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo com disciplinas integradas transversalmente pela temática da habitação social, na Universidade Estadual Paulista – Campus de Presidente Prudente. ... -
O projeto arquitetônico contemporâneo: do ensino à prática. Reflexões de uma experiência didática.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este texto, que tem como título “O projeto arquitetônico contemporâneo: do ensino à prática. Reflexões de uma experiência didática”- possui como objeto de discussão, um olhar crítico a respeito do ensino de projeto de ... -
O processo de projeto baseado em divergências e convergências: três experiências de aplicação
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo descreve e analisa uma experiência de aplicação pedagógica em disciplinas de projeto arquitetônico baseada na integração de abordagens com enfoques, em princípio, essencialmente diferentes: uma baseada na ... -
O primeiro projeto: uma experiência de síntese do aprendizado
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo expõe a experiência de preparação do aluno de primeiro ano, na disciplina de Projeto de Arquitetura I, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, para a realização de ... -
O papel da criatividade no projeto de Restauro do antigo Grupo Escolar Augusto Severo: reflexões teórico‐metodológicas e resultados projetuais.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Projetos que visam à preservação de bens culturais de reconhecido “valor patrimonial”, são muitas vezes, equivocadamente, tratados como projetos onde não há espaço para o exercício da criatividade. Entendemos ... -
O novo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo à luz da Hospitalidade Urbana
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A consolidação das grandes cidades como os lugares mais procurados para se viver e visitar desafia profissionais do setor de planejamento urbano e de turismo. É preciso enfrentar não só os problemas relacionados à escassez ... -
Oficina II: fundamentação, instrumentação e escalas no projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo visa à reflexão crítica sobre a experiência didático-pedagógica desenvolvida no ciclo de Fundamentação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei, mais especificamente ... -
O estudo dos fluxos em hospitais complexos: a Avaliação Pós-Ocupação (APO) aplicada a um estudo de caso
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta os aspectos notáveis que emergem da avaliação do processo de projeto e pós-ocupação de um hospital moderno complexo de grande porte selecionado na região metropolitana de São Paulo por meio da abordagem ... -
O ensino na extensão: a atividade acadêmica de ateliê de projeto como agente na materialização de espaços de ensino na UFSM
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresentado a seguir tem a finalidade de trazer para este fórum uma experiência de ensino e aprendizagem em ateliê de projeto de arquitetura de interiores, cuja intenção foi resolver, de forma prática e criativa, ... -
O EDIFÍCIO HÍBRIDO: uma experiência de requalificação na cidade contemporânea.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo relata a experiência didático-pedagógica desenvolvida na disciplina de Projetos Especiais do último ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, na qual a escolha do tema “edifícios híbridos” foi determinante ... -
O desafio da geração da forma a partir da definição de conceito no ensino de projeto: o caso das disciplinas de Ateliês I e II
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria-‐ UFSM é estruturado em Ateliês que ocorrem no formato de Ateliês Integrados de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Nos dois últimos ... -
O conceito como síntese do projeto; o projeto como instrumento cognitivo: reflexões sobre o atelier Equinox 2014
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho se propõe a refletir sobre os conceitos e estratégias projetuais geradas no Atelier “Grande Paris, o lugar da inovação na cidade- Equinox 2014”. Realizado em Paris na Universidade de Paris-Est Marne La Valée, ...