Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 821-840 of 1506
-
Projeto Pedagógico: Arquitetura e Cidade - Proposta para Curso de Pós-graduação Acadêmico em Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O documento assume que a prática projetual, inerente à atividade do arquiteto, está coligada à indissociável relação entre pensar e fazer. Como proposição didático-pedagógica para o ensino de Arquitetura e Urbanismo em ... -
Projeto: o Lugar Pedagógico de Vínculos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A reflexão sobre o ensino de projeto de arquitetura e urbanismo pode ser feita, naturalmente, sob diferentes aspectos. As características atuais, em particular do ensino de projeto de arquitetura, na maior parte das escolas, ... -
Projeto de Urbanização de Favelas: Instrumento de Construção de Cidade
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo discute a questão das favelas, à luz dos projetos de urbanização, parte das políticas públicas implementadas no Brasil pós Constituição Federal de 1988. Entende-se que o projeto de urbanização de favelas é parte ... -
Projeto, Arquitetura, Conhecimento, Pesquisa
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo propõe discutir o valor de concepções acerca do conhecimento hoje vigentes na didática do projeto arquitetônico. Inicialmente é proposta uma distinção entre as áreas do projeto e da arquitetura. A partir dessa ... -
Projeto Arquitetônico e Pensamento Científico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho discute a autonomia da Arquitetura em relação à Ciência e ao desenho, advogando sua dependência da Tecnologia e sua aproximação com a Arte. Defende que o projeto é uma criação intelectual. Discute os elementos ... -
Projeto Arquitetônico de Escola de Ensino Infantil em Belém, Pará: Experimentações Pela Ótica da Sustentabilidade
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Trata-se do exercício projetual de uma escola de ensino infantil em Belém (PA). Objetiva-se atender à demanda por espaços construídos menos nocivos ao meio natural através de espaços escolares que possam oferecer ao aluno ... -
Projetando Infraestruturas Processo e Projeto do Sistema Básico da Ufmg
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho analisa os conceitos geradores do sistema ambiental de edifícios educacionais da UFMG – Sistema Básico – projetado e construído entre 1969 e 1994, à luz das teorias que abordam crescimento, transformação e ... -
Processos de Projeto: Repercussões para o Ensino e a Aprendizagem
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente artigo visa ampliar a discussão sobre o ato de projetar e as suas repercussões para o ensino e a aprendizagem de Projeto, no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo. Para atingir esse propósito, inicialmente, são ... -
Processos de Projeto de Rafael Moneo Relações Entre Teoria e Prática e Suas Possíveis Aplicações no Ensino de Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho enfoca o estudo e a descrição dos processos de projeto do arquiteto Rafael Moneo realizados em pesquisas de iniciação científica, baseando-se na análise de duas obras em que o projeto contemporâneo se defronta ... -
Processo-projeto em Intervenções Urbanas: na Aba do Meu Chapéu
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo é parte de pesquisa que investigou os processos de design dos projetos de intervenção urbana selecionados pelo SPA Artes 2009, evento promovido pela Prefeitura do Recife. A metodologia da pesquisa teve como ... -
Processo de Projeto na Atualidade: Uma Reflexão Sobre o Lugar em Ação
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Esse artigo tem como objetivo analisar alguns projetos contemporâneos e seus processos a partir da visão de mundo da atualidade. Montaner define o Lugar da atualidade como locais de intensa concentração de fluxos, de ... -
Princípios de Projeto de Lina Bo Bardi
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Neste trabalho, buscamos identificar os princípios que guiam a prática projetual de Lina Bo Bardi e a possibilitam conceber duas residências com resultados tão contrastantes entre si como a Casa de Vidro e a Casa Valéria ... -
Prática Profissional em Ambiente Acadêmico: Associando Pesquisa, Ensino e Extensão
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta uma experiência integrada de ensino que envolve professores e estudantes oriundos de diversos cursos universitários, dentre eles os de arquitetura e de engenharia civil, hoje separados em seus respectivos ... -
Políticas Públicas Integradas ao Atendimento do Idoso
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo apresenta e analisa os desafios associados à política pública para a habitação do idoso, contextualizando as possibilidades de atuação da pesquisa, nas distintas situações que se apresentam para sua moradia. O ... -
Performance e Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa em processos de projeto considerando aspectos de performance como meio de decisão central e, assim, respondendo a aspectos de organização de informação e comunicação ... -
O Workshop de Projeto de Arquitetura e Urbanismo como Instrumento Pedagógico - em Busca de Um Embasamento Teórico e Metodológico de Uma Prática Difundida
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente artigo apresenta reflexões sobre a prática do Workshop de Projeto de Arquitetura e Urbanismo e a suas potencialidades e limites no âmbito do ensino acadêmico. Partindo de um estudo de caso, o IV Workshop ... -
O Uso (ou Não) de Material Didático Digital Interativo para Ensino de Representação Arquitetônica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta a avaliação de uma multimídia para ensino da representação arquitetônica. A multimídia busca priorizar tempo de aula para discussão e aplicação dos conhecimentos do que para simplesmente transmiti-los. ... -
Os Tfgs da Usp e da Ufrn: Quem Diz Menos, Quem Diz Mais
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O crescimento da produção textual nos Trabalhos Finais de Graduação das escolas de arquitetura implicaria realmente numa maior reflexão e consciência da prática do projeto, tal como aconselharia Donald Schön (2000)? ... -
Os Estudos da Mobilidade Urbana Das Cidades para os Idosos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo apresenta e analisa os desafios associados ao envelhecimento ativo das pessoas em busca de uma melhor qualidade de vida, evidenciando a mobilidade urbana como uma oportunidade para estimular a independência e ... -
Os Desafios e Avanços no Projeto Integrado: Experiência de Projeto de Zeis – Zonas Especiais de Interesse Social – de 2008 a 2011
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)São várias as discussões sobre as experiências de ensino de projeto arquitetônico e urbano visando a integração das disciplinas. O chamado Projeto Integrado tem sido inserido em várias escolas com o objetivo de estabelecer ...