Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 841-860 of 1506
-
O Rio, o Passado e o Presente: Considerações Sobre o Projeto de Requalificação da Margem Esquerda do Rio Acarau, em Sobral/CE
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Neste artigo, discutiremos as novas práticas relacionadas ao aspecto interventivo nos tecidos urbanos preexistentes, utilizando como objeto empírico de análise, um projeto de requalificação urbana realizado na margem ... -
O Projeto, o Particular e os Universais
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo propõe debater alguns conceitos utilizados por quem se dedica à pesquisa acerca do projeto arquitetônico. Relacionando projeto, pesquisa e ciência, algumas das tangências entre esses campos são exploradas com ... -
O Projeto e o Ambiente do Aluno: Reflexões Sobre a Relação Entre o Projeto e o Ambiente Vivenciado
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo objetiva apontar elementos subsidiários para a construção de diretrizes metodológicas que considerem o conhecimento não científico e vivência do estudante, sua linguagem, repertório e experiências pessoais. Para ... -
O Processo de Projeto e a Configuração dos Interiores Análise Crítica da “casinha” de Vilanova Artigas
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Análise crítica do processo de projeto do arquiteto Vilanova Artigas tendo como foco o estudo de sua casa própria de 1942, conhecida como ―Casinha‖. Busca reconhecer alguns dos seus pressupostos projetuais verificando a ... -
O Processo de Projeto como Construção Coletiva
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho pretende explorar as possibilidades de entendimento do projeto de arquitetura como construção sociotécnica e que envolve uma rede ou coletivo que se articula e se configura em torno de um conjunto heterogêneo ... -
O Potencial Das Novas Tecnologias Digitais e Suas Implicações no Desenvolvimento de Projetos de Habitação em Madeira Uma Experimentação
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A pesquisa discute a interface entre o projeto e seu modo de produção criando novas possibilidades para o uso da madeira no projeto de habitação, explorando métodos de produção através da fabricação digital e resgatando ... -
O Papel da Maquete no Ensino de Projeto: a Maquete como Croquis
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo pretende discutir alguns procedimentos didáticos envolvendo croquis e maquetes desenvolvidos na disciplina “Projeto Arquitetônico 2-C” da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, à luz da convicção de que “projetar ... -
O Olhar, a Leitura e o Projeto de Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este texto aborda os requisitos que acreditamos serem importantes para a formação do arquiteto que, por sua vez, também serão importantes no processo de se pensar o projeto. O texto parte do princípio que arquitetura é um ... -
O Nilo Branco e a Polêmica do Amarelo - Arquitetura e Expressão Artística.
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo retoma o debate, agora com o distanciamento que se exige para a análise crítica, sobre o edifício Nilo Branco, construído no início da década de 90 no entorno protegido do patrimônio arquitetônico do prédio da ... -
O Lugar da Teoria do Restauro no Ensino de Projeto em Contexto de Valor Patrimonial: Um Olhar Sobre os Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta um conjunto de reflexões que resultam da pesquisa “Metodologia para Intervenção em Sítios Históricos: um olhar sobre os Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo” em desenvolvimento no ... -
O Julgamento Das Decisões na Etapa de Projeto e Sua Influência na Conservação do Valor de Edifícios Modernos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O objetivo do trabalho é identificar como se dá o julgamento das decisões na etapa de projeto para conservação do edifício moderno. A metodologia utilizada foi o estudo de casos e o critério para seleção dos casos foi ... -
O Geoprocessameto como Ferramenta para Tomada de Decisões em Disciplinas de Projetos de Arquitetura e Urbanismo: Uma Experiência Metodológica Interdisciplinar
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo relata uma experiência interdisciplinar em arquitetura e urbanismo, desenvolvida dentro da disciplina Oficina Integrada de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo: Problemas de Requalificação de Áreas e Edificações ... -
O Espaço Coletivo nas Bordas do Rio: Um Lugar para o Projeto da Cidade
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo aborda o papel dos espaços abertos no projeto da cidade a partir da relação de objetos por ela constituída. Tal interesse decorre das consequências geradas pela supremacia do objeto sobre suas relações, visto ... -
O Enunciado como Regra e Demanda Hermenêutica Uma Experiência Pedagógica Baseada no 9sg
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo descreve e analisa uma experiência pedagógica no campo formal com turmas de primeiro projeto da PUC-Rio, em 2009, na qual, à guisa de introdução ao projeto residencial elaborou-se e aplicou-se uma variação do ... -
O Ensino do Desenho Universal e Seu Reflexo nos Trabalhos Finais de Graduação: Uma Contribuição para a Formação do Arquiteto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Visando analisar como os alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil têm assimilado os conceitos do Desenho Universal (DU), requisito fundamental para o projeto de uma arquitetura acessível e ... -
O Ensinar e o Aprender a Fazer - Abordagem Metodológica do Ensino de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Esse trabalho localiza-se no inventário das pesquisas que procuram contribuir para a qualidade do ensino de projeto de arquitetura no contexto da formação do arquiteto brasileiro, numa condição de aceitação da sua ... -
O Desenho na Arquitetura e Sua Dimensão Estética: Ser Belo ou Não Ser Belo? Eis a Questão.
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A partir da experiência em disciplina de Ateliê de Projeto este trabalho se insere na perspectiva de visualizar o desenho na arquitetura, enquanto projeto, a partir de sua dimensão estética, considerando a hipótese que as ... -
O Arquiteto Não É Um Lacaio Estetizante
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho pretende apresentar as possíveis aproximações entre os textos do arquiteto suíço Hannes Meyer e do arquiteto brasileiro Sérgio Ferro. Apesar de terem vivido em contextos distintos: o primeiro trabalhou na ... -
Múltiplas Inteligências e Estimulação da Criatividade: Uma Experiência do Uso da Narrativa para Fomentar o Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Entendendo que a criatividade permeia todas as ações humanas e precisa ser continua e variadamente estimulada, este artigo apresenta uma atividade acadêmica relacionada ao ensino de projeto no curso de arquitetura e urbanismo ... -
Monumento e Envoltório da Capela de São Miguel Paulista: Relações Projetuais e Históricas
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O restauro não se estabelece buscando referências de tempo ou estilo. A integração do monumento na vida moderna tem que ser evidenciada com intervenções contemporâneas, fundamentais para que se estabeleça uma leitura para ...