Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 861-880 of 1506
-
Metodologia do Projeto de Reforma: o Caso da Pessoa Com Deficiência Adquirida
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O início do processo de projeto de arquitetura no caso de residencias unifamiliares é frequentemente subestimado pelos projetistas. Nem por isso o projeto é menos complexo. Quando a situação de projeto envolve uma reforma ... -
Labhab - Laboratório de Habitação e Urbanismo: Uma Metodologia Ativa de Ensino
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo expõe uma experiência metodológica desenvolvida no Laboratório de Habitação e Urbanismo da UNIC – Universidade de Cuiabá. A experiência foi desenvolvida em parceria com a COOPERMAR – Cooperativa de Trabalhadores ... -
Involuímos? Ensino de Projeto nas Escolas Brasileiras de Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O ensino de projeto de arquitetura no Brasil não vai bem. Num pais que soube inserir-se entre as principais potências da arquitetura mundial com obras de excelência e com a construção de uma escola nacional, é surpreendente ... -
Intervenção Arquitetônica no Casario de Sítios Históricos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho apresenta uma metodologia voltada para orientar a elaboração de projetos de intervenção arquitetônica no casario de sítios históricos tombados, desenvolvida pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação ... -
Integrando Teória e Prática no Ensino do Projeto de Arquitetura: Uma Didática em Uso
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Adota-se um recorte mais justo que pretende ir além do imediatismo do tema, optando-se por uma contextualização histórica da questão, a seleção de teoria que acompanha o caráter reflexivo que o tema suscita e, por fim, a ... -
Integração do Programa de Simulação Energyplus no Processo de Projeto de Um Edifício de Alto Desempenho
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo discute o uso do programa de simulação termoenergético EnergyPlus no processo de projeto de um edifício institucional, com vistas à obtenção de uma edificação eficiente em termos de conforto higrotérmico e quanto ... -
Instrumentos Urbanísticos e Espaços Abertos - Contribuição ao Ensino do Projeto a Partir da Analise Das Relações Espaciais de Diferentes Tramas Urbanas
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O projeto e a requalificação de áreas das cidades têm sido instrumentos de intervenção urbanística, cada vez mais, utilizados na atualidade. Para fundamentar suas proposições, um dos fatores de grande importância é o ... -
Inserção de Estratégias de Ventilação Natural no Processo de Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O processo de projeto arquitetônico tem caráter naturalmente subjetivo por agrupar muitos parâmetros de origens diversas, além de depender das peculiaridades dos projetistas. O estudo de metodologias projetuais integradas ... -
Iniciação ao Projeto - a Teoria e a História no Ateliê
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Procurando contribuir com o tema do evento, o presente trabalho apresenta um relato e uma reflexão sobre a experiência do autor com as disciplinas iniciais de prática de projetos de arquitetura, discutindo questões como a ... -
Indicadores de Pesquisa Acadêmica em Áreas de Prática Projetual
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O projeto de pesquisa em que se baseia esse artigo, “Pesquisa Acadêmica em Áreas de Prática Projetual: Arquitetura e Urbanismo” – PAAPP nasceu como parte das atividades do Grupo de Pesquisa Arquitetura: Projeto & Pesquisa ... -
Idiossincrasias Instrumentais ou negando a psicografia arquitetônica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente artigo trata da relação entre o processo de projeto e seus diversos instrumentos de suporte. Em contraponto a uma visão idealista da criação arquitetônica (psicografia), que minimiza a importância da ação do ... -
Idéia, Método e Linguagem - o Processo de Projeto na Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O processo de projeto na arquitetura sempre foi visto como algo indefinido e variável de profissional para profissional. Como arquitetura também é tratada como um conhecimento artístico e criativo é difícil encontrar uma ... -
Idéia, Método e Linguagem no Projeto Paisagístico de Estrada
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Os projetos de paisagismo são recentes no Brasil, refletindo na pouca ênfase dada à disciplina nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e na desconsideração da paisagem no Planejamento Territorial e Urbano e nos projetos de ... -
História do Espaço, Espaço da História: Reflexões Sobre o Papel da História no Processo e no Ensino de Projeto de Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A integração do conteúdo das aulas de história da arquitetura com a prática de projeto tem sido um grande desafio aos cursos de arquitetura e, em geral, tem sido um desafio sequer formulado. Na prática cotidiana dos cursos, ... -
Habitar Coletivo Uma Experiência no Atelier de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)As disciplinas de projeto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil têm dedicado esforços no estudo e na aplicação de metodologias do projeto. A despeito do aprimoramento didático, é crescente a percepção da falta ... -
Habitação Popular: em Busca de Metodologias de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Novas demandas de serviços de arquitetura, por segmentos sociais de renda média e baixa, tornam necessárias novas posturas de projetação, entre elas o reconhecimento dos muitos modos de apropriação espacial, e a crítica ... -
Fractando Conceitos do Urbanismo na Arquitetura Contemporânea
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)As evoluções do campo da ciência a partir da segunda metade do século XX surgem como um momento de repercussão das transformações significativas na área do conhecimento, da tecnologia e das artes, onde tal mudança altera ... -
Forma Urbana para Principiantes Fundamentos para Uma Aula de Primeiro Ano
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A reflexão apresentada baseia-se no ensino de primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, onde o aluno se debruça sobre a cidade, sob a forma de um projeto de pequena edificação em uma preexistência de certa ... -
Filtro de Luz: Uma Investigação Projetual Baseada na Construção de Cobogós
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo pretende analisar o processo de projeto de um tema realizado na disciplina de Estudos da Forma (ciclo de fundamentação) e seus desdobramentos acadêmicos, no que tange ao ensino de projeto e à relação professor-aluno. ... -
Modernos cambiantes: edifícios CBI-Esplanada e Conde de Prates no centro histórico de São Paulo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho discute aspectos formativos da arquitetura moderna no Centro Histórico de São Paulo: em outros termos, examinam-se relações projetuais entre arquitetura moderna e a cidade tradicional. As leituras e análises ...