O Ensino do Desenho Universal e Seu Reflexo nos Trabalhos Finais de Graduação: Uma Contribuição para a Formação do Arquiteto
Abstract
Visando analisar como os alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil têm assimilado os conceitos do Desenho Universal (DU), requisito fundamental para o projeto de uma arquitetura acessível e sustentável, esta pesquisa objetiva documentar metodologias de ensino do DU nos referidos cursos e sua conseqüente resposta, ou seu reflexo, nos Trabalhos Finais de Graduação (TFG). Seguindo critérios para a seleção das amostras tanto dos cursos quanto dos TFGs, será realizada a identificação e descrição das ementas e programas das disciplinas de DU e de TFG, entrevistas com os discentes responsáveis e uma análise técnica/conceitual dos projetos através de checklist baseado na NBR 9050 e em roteiro baseado nos sete princípios do DU. Com os resultados da pesquisa pretende-se verificar se os princípios do DU estão sendo assimilados no processo de projeto dos alunos ou se estão sendo aplicados apenas como cumprimento de normas técnicas.