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dc.contributor.authorMartin, Cláudia
dc.contributor.authorBernardi, Núbia
dc.date.accessioned2021-08-04T22:38:07Z
dc.date.available2021-08-04T22:38:07Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/738
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractVisando analisar como os alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil têm assimilado os conceitos do Desenho Universal (DU), requisito fundamental para o projeto de uma arquitetura acessível e sustentável, esta pesquisa objetiva documentar metodologias de ensino do DU nos referidos cursos e sua conseqüente resposta, ou seu reflexo, nos Trabalhos Finais de Graduação (TFG). Seguindo critérios para a seleção das amostras tanto dos cursos quanto dos TFGs, será realizada a identificação e descrição das ementas e programas das disciplinas de DU e de TFG, entrevistas com os discentes responsáveis e uma análise técnica/conceitual dos projetos através de checklist baseado na NBR 9050 e em roteiro baseado nos sete princípios do DU. Com os resultados da pesquisa pretende-se verificar se os princípios do DU estão sendo assimilados no processo de projeto dos alunos ou se estão sendo aplicados apenas como cumprimento de normas técnicas.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectDesenho Universalpt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.subjectTFGpt_BR
dc.titleO Ensino do Desenho Universal e Seu Reflexo nos Trabalhos Finais de Graduação: Uma Contribuição para a Formação do Arquitetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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