O Lugar da Teoria do Restauro no Ensino de Projeto em Contexto de Valor Patrimonial: Um Olhar Sobre os Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo
View/ Open
Date
2011-10-01Author
Vieira, Natalia
Cunha, Amanda
Medeiros, Sara
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo apresenta um conjunto de reflexões que resultam da pesquisa “Metodologia para Intervenção em Sítios Históricos: um olhar sobre os Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo” em desenvolvimento no âmbito do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva-se aqui discutir o papel da teoria do restauro no ensino de projeto em contexto de valor patrimonial. Considerando que a coordenação de projetos que tratam do patrimônio cultural é atribuição específica dos arquitetos e urbanistas, torna-se essencial uma reflexão crítica sobre como os cursos de Arquitetura e Urbanismo têm se dedicado a esta formação específica durante a graduação. A partir do acervo do Banco de Dados PROJEDATA, identificou-se, dentro da coleção “Trabalhos Finais de Graduação”, os trabalhos que tratam especificamente do tema de intervenções em edificações patrimoniais, sendo estes de seis universidades diferentes. Nestes trabalhos foram observados o referencial teórico utilizado, os estudos de referências realizados e, principalmente, como este embasamento se reflete nas estratégias projetuais adotadas.