Os Desafios e Avanços no Projeto Integrado: Experiência de Projeto de Zeis – Zonas Especiais de Interesse Social – de 2008 a 2011
View/ Open
Date
2011-10-01Author
Kanashiro, Milena
Moura, Jorge
Sampaio, Ana
Lima, Fausto
Metadata
Show full item recordAbstract
São várias as discussões sobre as experiências de ensino de projeto arquitetônico e urbano visando a integração das disciplinas. O chamado Projeto Integrado tem sido inserido em várias escolas com o objetivo de estabelecer uma visão interdisciplinar objetivando a interface entre os diversos conhecimentos da área. Este trabalho apresenta a experiência desenvolvida no curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL incorporando 5 (cinco) disciplinas. Iniciou-se em 2008 com projetos para a construção de HIS mais sustentáveis e seu loteamento. Em 2009 e 2010 foram direcionados para a participação dos estudantes em concursos nacionais, alinhando a formação acadêmica com o enfrentamento das grandes questões do país. A proposta de 2011 é de re-projetar um dos maiores empreendimentos do PMCMV com 2.056 unidades. Tal experiência coloca-se como um desafio para a concepção de currículos, a dificuldade de gerenciamento no contexto da universidade pública e efetiva discussão metodológica do ensino de projeto.