Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 641-660 of 1506
-
A prática do projeto como instrumento de ensino: o projeto MORA 2 e o Programa Minha Casa Minha Vida
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta o processo de projeto de um sistema de habitação de interesse social. O projeto aqui apresentado reforça o papel do processo projetual como exercício prático de ensino de arquitetura e, ao mesmo ... -
A pesquisa científica em arquitetura e urbanismo: os desafios de ensino, pesquisa e prática no Centro Universitário Uninovafapi
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Uninovafapi, localizado na cidade de Teresina, estado do Piauí, tem realizado algumas estratégias de difusão de conhecimento e proteção ao patrimônio, cujos ... -
Antecedentes formais do edifício da Biblioteca Municipal de Maringá
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta uma análise formal do edifício que abriga a biblioteca municipal de Maringá/PR a partir da ótica da circulação de ideias. Compreender o processo de difusão, assimilação, rejeição e transformação das ... -
Animais domésticos e arquitetura: a concepção de projetos arquitetônicos desenvolvidos para animais.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente trabalho constitui-se de um estudo realizado acerca das mudanças na arquitetura, motivadas principalmente pelo fortalecimento das relações afetivas entre os humanos e seus animais de estimação. Atualmente é ... -
Análise Ambiental da Paisagem: Um instrumento de Projeto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A urbanização acelerada nos centros urbanos tem representado sérios danos à qualidade ambiental da paisagem urbana. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para análise e avaliação de impactos ... -
A Gramática do Parque Guinle: uma análise gráfica das fachadas
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A forma produção de arquitetura tem mudando nas últimas décadas em razão das novas tecnologias à disposição dos arquitetos para desenvolvimento dos projetos. O ensino de arquitetura deve se adequar a esta nova realidade, ... -
A diversificação dos métodos de ensinagem: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A Carta para Educação dos Arquitetos produzida pela UNESCO/UIA em 1996 e revisada em 2011 busca estabelecer uma rede global de educação, incentivando a diversificação de métodos de formação e aprendizagem para arquitetos ... -
Abertura estrutural como estratégia de projeto: O caso do projeto de Lacaton e Vassal para a Escola de Nantes
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Vivemos num século onde as migrações ocorrem de forma intensa, os deslocamentos que antes se prolongavam por gerações hoje se dão em velocidades imensuráveis para nossos padrões de percepção, um mundo marcado pelo fluxo ... -
A APO como estratégia de investigação com vistas à promoção de ambientes inclusivos em âmbito educacional
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A partir do entendimento de que todos devem ter acesso aos ambientes e serviços públicos, e tendo como base os conceitos de acessibilidade e design universal, essa pesquisa é fruto de um estudo do espaço físico da Biblioteca ... -
Um ensaio sobre o potencial educador inerente ao espaço.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Busca-se neste artigo discutir conceitos que contribuam para a construção de caminhos alternativos às propostas que trivializam a arquitetura contemporânea devaneada por fortes setores da mídia e do mercado imobiliário. ... -
Sobre a criatividade e a originalidade na atuação e formação do arquiteto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este estudo busca compreender as razões pelas quais se confere, na atualidade, um caráter criativo e original ao arquiteto, e quais são as consequências desse vínculo no ensino. Como estratégia para alcançar tais respostas, ... -
Reuso apropriado e preservação da espacialidade: notas para uma teoria do projeto sobre o patrimônio edificado
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta algumas reflexões acerca do tema do projeto sobre o patrimônio edificado. O artigo se estrutura em duas partes. Na primeira parte, defendemos que, sendo o uso uma das dimensões essenciais da arquitetura, ... -
Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia: experiência inovadora em ensino, pesquisa e extensão
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)No contexto atual do processo de crescimento das cidades brasileiras, em que as demandas coletivas acumuladas no âmbito de uma intensa segregação sócio-espacial se confrontam às práticas seletivas de investimentos públicos, ... -
Questionando o jogo de espelhos: fachadas brutalistas em edifícios altos, 1950-70
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A resolução compositiva, material e técnica das fachadas é um dos temas primordiais da experimentação arquitetônica dos últimos dois séculos, e consequentemente, dos investimentos na indústria de base da construção civil, ... -
Projeto, Pesquisa e Inovação em Arquitetura e Urbanismo: contexto e desafios para a Pós-Graduação
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)No contexto em que o tema Inovação vem ganhando destaque na agenda nacional de políticas públicas, é fundamental discutir o que seria inovação em Arquitetura e Urbanismo e como reforçar o papel estratégico do projeto nesta ... -
Projeto Arquitetônico e Meios de Representação: uma relação dialética
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O objetivo central deste artigo é analisar criticamente a relação dialética entre o projeto arquitetônico e os meios de representação em uma perspectiva histórica e os seus desdobramentos teóricos e práticos no processo ... -
Projetando Acessibilidade: integração ou prótese incômoda?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Se trata aqui da relação existente entre o fazer do profissional arquiteto e questões ligadas à Acessibilidade. Contrasta a legislação vigente e a realidade quotidiana da população afetada pela dificuldade de aceder e ... -
O sentido dos ‘sentidos’ na concepção criativa do projeto: como materializá-los em linguagem espacial
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A percepção da arquitetura não ocorre apenas com os olhos e sim, é uma experiência multissensorial. Na atualidade a exarcebação de imagens midiáticas faz com que a arquitetura, cada vez mais, seja concebida e percebida ... -
O ensino de arquitetura no Brasil: Na vida real, a História é diferente
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Olhando inicialmente o material oriundo em grande maioria de textos de nossos colegas que alertavam práticas inovadoras e alardeavam experiências inéditas, nada víamos de novo. Tudo exalava um déjà vu, reembalagens de ... -
O desenho de axonometria como modo de pensar e ensinar o projeto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo trata de revisitar a perspectiva axonométrica ou paralela como meio de conhecimento, divulgação e concepção da arquitetura. Visa explorar seu uso como instrumento que facilita a visualização de proposições espaciais ...