Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 541-560 of 1506
-
A dialogia na dimensão estética dos projetos de arquitetura em áreas históricas no concurso Ópera Prima
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O abandono, a descaracterização e a degradação das edificações dos centros históricos vem atentando contra a identidade e autenticidade do patrimônio arquitetônico e urbano. A salvaguarda do patrimônio exige dos arquitetos, ... -
A Descaracterização dos Centros Históricos segundo a Percepção do Morador: O Caso da Cidade de Bagé-RS
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Atualmente as cidades brasileiras estão passando por um processo de descaracterização dos centros históricos, onde prédios e espaços públicos são alterados de forma desordenada, desconsiderando a importância de preservar ... -
A criatividade nos meios de representação: um diálogo entre técnicas digitais e convencionais
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta alternativas de representação gráfica através do uso de técnicas convencionais 1 e/ou computacionais que simulam tridimensionalmente a etapa de anteprojeto de Arquitetura e Urbanismo. A pesquisa foi ... -
A concepção da estrutura como um princípio condutor no processo de criação projetual.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A estrutura é um componente essencial para a arquitetura, e está diretamente vinculada com o material de construção, com a técnica construtiva e com a tecnologia. Esta relação entre arquitetura e estrutura, em alguns ... -
A cidade pública: Promovendo habitação social no centro histórico de São Paulo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O bem estar social e principalmente as políticas sociais no Brasil deveriam garantir habitação e condições de sobrevivência digna à população; no entanto, a seletividade e a precariedade das políticas públicas não têm ... -
A arte de avaliar em arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo relata uma pesquisa desenvolvida em 2014 sobre avaliação em disciplinas projetuais nas escolas de arquitetura brasileiras. No Brasil, muitos cursos de arquitetura foram abertos nos últimos anos, chegando hoje ... -
O último atelier: estratégias didáticas a uma autonomia discente para o projeto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Ante a alta complexidade envolvida numa conscientização a respeito do que seja um saber projetivo, sua transmissão parece ter sido operada historicamente segundo uma tradição didática vernacular, que ainda vincula-se, ao ... -
Workshop de imersão na paisagem: uma experiência pedagógica em projeto paisagístico
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta uma experiência pedagógica inovadora desenvolvida pelo Laboratório da Paisagem com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2014. Essa experiência ... -
Wayfinding e a experiência do usuário nas cidades históricas com atividade turística no sul do Brasil
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A falta de legibilidade nas cidades e orientação do pedestre em cidades históricas prejudica, não somente as atividades turísticas, como o significado representativo das regiões para os viajantes. A problemática da pesquisa ... -
Uso da Sintaxe Espacial na tomada de decisão de rotas acessíveis: estudo de caso nas Faculdades Integradas de Patos-PB
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A Teoria da Sintaxe Espacial procura analisar como a relação dos espaços edificados e espaços livres podem influenciar as práticas sociais, como deslocamentos e permanências. Esta ferramenta tem sido utilizada, além da ... -
Um edifício é uma árvore?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Os edifícios são objetos físicos que criam limites e demarcações no espaço para abrigar o habitar humano. Em geral, esses limites estão associados à criação de barreiras físicas, como paredes, cercas e muros. A hipótese ... -
Uma Unité D´Habitation em Porto Alegre: Inovação no ensino de projeto a partir da tradição corbuseana
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo tem o objetivo de discutir um dos temas que compõe este evento, – a inovação no ensino de projeto, – a partir da proposta de trabalho realizada em um ateliê de projetos de graduação da Ufrgs, tradicionalmente ... -
Tectônica e estereotômica: ensino de projeto através da apropriação de forças opostas
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O ateliê de projeto é um espaço de constante reflexão e movimentação ao redor de temas recorrentes. A escolha de um referencial teórico estimulante para os estudantes e para a equipe docente pode significar ... -
Taller Internacional de Cartagena 2014: da cidade ao ateliê, uma experiência pedagógica.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho lança luz sobre metodologias de projeto voltadas à intervenção em sítios urbanos de caráter patrimonial, desenvolvidas no âmbito do XXVIII Taller Internacional de Arquitectura de Cartagena, transcorrido em ... -
Sítio e arquitetura: Estratégias projetuais do Museu de Arte Contemporânea de Serralves
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo demonstra como um olhar renovado para a relação entre sítio e arquitetura, segundo o proposto pelo crítico norte-americano David Leatherbarrow, pode ajudar a compreender a obra do arquiteto português Álvaro ... -
Sincretismos entre arte e arquitetura digital
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A arquitetura vem sendo fortemente ampliada na sua complexidade pelos recursos da computação, promovendo mudanças significativas nas formas, a renúncia das aparências do âmbito comum e a busca por experiências com versões ... -
Salvador e suas frentes de água: O TFG como proposição crítica
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta dois Trabalhos Finais de Graduação (TFG), desenvolvidos simultaneamente, que apresentam alternativas para o tamponamento dos rios urbanos de Salvador e para a privatização da Baía de Todos os Santos. ... -
Ressuscitando a Arquitetura Moderna em Fortaleza: Memória e Modelagem Digital
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A documentação da arquitetura moderna constitui uma importante premissa para a sua valorização e consequente conservação. Muitas das obras modernistas de Fortaleza já não existem mais ou foram descaracterizadas e a precária ... -
Resolução de Problemas Complexos: Experiência de inte(g)ração no ensino de Projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem com estudantes do 1º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, no desenvolvimento de proposta projectual, a partir de ... -
Relações entre forma e estabilidade – experiências didático-pedagógicas no Canteiro Experimental com ênfase em sistemas estruturais
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O componente curricular Canteiro Experimental II do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim objetiva proporcionar a experimentação acerca do funcionamento das ...