Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 261-280 of 1506
-
APAU – Atelier de Projetos de Arquitetura e Urbanismo/ufrn, Experiência de Interação Universidade e Sociedade
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O artigo discute a formação que tem sido repassada pelas escolas de Arquitetura no Brasil, as quais tem aplicado ao ensino do projeto arquitetônico a simulação do exercício profissional, combinada com a fragilidade didática ... -
Análise Ergonômica de Mobiliário Proposto e Dimensionamento do Espaço em Habitações de Interesse Social
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Estudos recentes sobre o Programa Minha Casa Minha Vida buscam avaliar a qualidade do projeto e seus impactos na vida dos usuários. Nesse contexto, a pesquisa aborda o mobiliário como peça essencial para a determinação das ... -
Análise comparativa de dois projetos para Habitação de Interesse Social
(4º CIHEL- Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, 2017-03-01) -
A Interdisciplinaridade no Ensino de Projeto: a Proposta Pedagógica do Projeto Integrado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unp-mossoró
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a interdisciplinaridade e a integração no ensino de projeto de arquitetura através da análise critica da experiência vivenciada no Curso de Arquitetura ... -
A INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA NA CONCEPÇÃO PROJETUAL DO ARQUITETO SANTIAGO CALATRAVA
(Universidad Nacional de La Plata, 2012-10-01)RESUMEN Este documento es un análisis sobre la influencia de la geometría en el diseño proyectual. Se realizó una breve historia de las herramientas utilizadas como parámetros para obtener la forma arquitectónica a lo largo ... -
A humanização gráfica de projetos de arquitetura: uma análise de Trabalhos Finais de Graduação
(FAU-MACKENZIE, 2009-10-01)Como objeto de investigação, o projeto de arquitetura é um documento cujas informações podem ser analisadas sob múltiplas perspectivas. Nesse paper a tônica recai sobre a humanização da proposta, discutida com base em sua ... -
A habitabilidade em HIS: convergências e divergências entre a avaliação técnica e a percepção dos moradores
(4º CIHEL- Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, 2017-03-01) -
A Geometria e o Ensino do Projeto Arquitetônico: Uma Investigação Sobre a Produção de Teses e Dissertações.
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente trabalho apresenta os principais resultados de uma investigação desenvolvida na disciplina Pesquisa na Área de Projeto, Morfologia e Conforto no Ambiente Construído do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação ... -
A cristalização da “eterna imagem do passado” nas práticas preservacionistas dos sítios históricos brasileiros: perspectivas para a sua superação?
(PPGAU/UFRN, 2012-09-01)RESUMO O presente artigo se propõe a refletir sobre a abordagem das práticas preservacionistas realizadas pelo órgão federal de preservação patrimonial, o IPHAN – ou de outras instituições, que seguem as referências/recomendações ... -
A criatividade no processo de ensino/aprendizagem do projeto de arquitetura no Brasil - um panorama geral
(IV ENANPARQ, 2016-07-01) -
A concepção estrutural no processo de aprendizagem do projeto de arquitetura: estudo de caso da UFPE
(III ENEA, 2017-06-01) -
Acessibilidade em Habitação de Interesse Social: estudo de caso no Residencial Waldemar Rolim
(VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2016-05-01) -
A Avaliação Pós-Ocupacional como base para o projeto de intervenção no Núcleo de Educação da Infância (NEI-UFRN)em Natal/RN, Brasil.
(NUTAU/SP, 2010-11-01)Este artigo apresenta uma proposta para intervenção no espaço físico do Núcleo de Educação da Infância (NEI)/ UFRN de modo a adequá-lo ao recebimento do ensino fundamental. Sua base foi o estudo das principais necessidades ... -
A área das relações pessoa-ambiente e algumas de suas contribuições para a APO
(ANTAC, 2008-10-01)A investigação da satisfação dos usuários com o ambiente construído exige a análise de suas relações com o local (cômodo, edifício, bairro) em função do background (experiência social, educacional, cultural) de cada pessoa. ... -
A APO como subsídio para a elaboração de normas de pré-escolas em Natal-RN
(FAU-USP, 2002-10-01)At times when quality and sustainable development are words in fashion, a part of the control over socioenvironmental practices demands regulation and public-revenue of initiatives (public and particular) in areas from ... -
A adoção de um sistema pré-fabricado e seu rebatimento no processo de projeto: um estudo de caso
(IV Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto, 2015-01-01) -
Vivência de acessibilidade no ambiente construído: Relato de uma experiência acadêmica
(2019-10-01)This article presents the report of an academic experience for the teaching of accessibility through the proposal of an "Accessibility Experience", which is offered semesterly to students of the 2nd year of the Architecture ... -
Uma discussão sobre os modos de observação para intervenção no espaço urbano: o caso do Pau Miúdo, Salvador
(2019-10-01)The article takes up an account of the transformation of the urban space in Salvador, based on the records of the Brongo survey of Pau Miudo, coordinated by the architect Sylvio Sawaya, in the 1980s, reviewed at a workshop ... -
Territorialidade e sociabilidade LGBT na cidade de João Pessoa: uma análise sobre o direito à cidade
(2019-10-01)In recent years, the Right to Experience the City enters as a strong Human Rights agenda, in the academic context and social struggles. Quality access to health, education, public safety, culture, transportation and leisure ... -
Superquadras e paisagismo na orla de Porto Alegre: projeto, ensino e repertório
(2019-10-01)The teaching of architectural design is a theoretical-practical activity, which aims to build a knowledge through the experience of the project, based on the research of references or significant repertoires. This article ...