A Geometria e o Ensino do Projeto Arquitetônico: Uma Investigação Sobre a Produção de Teses e Dissertações.
Abstract
O presente trabalho apresenta os principais resultados de uma investigação desenvolvida na disciplina Pesquisa na Área de Projeto, Morfologia e Conforto no Ambiente Construído do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAU/UFRN). Trata-se de um levantamento que subsidiará o desenvolvimento da tese intitulada “A geometria como ferramenta para o desenvolvimento da percepção espacial e da concepção formal no ensino contemporâneo do projeto de arquitetura”. A pesquisa foi realizada utilizando-se sistemas de buscas através de sites de teses e dissertações e de grupos de pesquisa no Brasil e no mundo, com palavras chaves relacionadas ao tema. Para a obtenção da produção nacional e internacional foram feitas duas análises: uma de natureza temática baseada nas palavras chaves utilizadas nas investigações e outra relativa à distribuição geográfica dos resultados encontrados. De acordo com os dados levantados, conclui-se que há um número significativo de teses e dissertações desenvolvidas com o tema ensino de projeto arquitetônico, o que evidencia um interesse crescente pelo tema nos últimos anos, mas quanto à relação geometria, desenvolvimento da percepção espacial e criatividade projetual, há ainda uma lacuna a ser preenchida.