Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 101-120 of 1506
-
O ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola–natureza em educação infantil
(Estudos de Psicologia, 2003-05-01)Em um momento sócio-histórico no qual ecologia, sustentabilidade e educação ambiental perderam o status de temas emergentes e palavras de ordem para se tornarem fatores essenciais à sobrevivência humana, é essencial ... -
Métodos de Avaliação de Projetos Habitacionais: Proposta metodológica de avaliação de plantas no contexto contemporâneo brasileiro
(Revista PROJETAR, 2018-08-01) -
Janelas da/na Cidade: Uma experiência de intercâmbio Brasil-Portugal, através do desenho de locação
(2017-07-01)Essa atividade consiste em uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem relacionado ao desenho de observação como instrumento de percepção, registro e de educação patrimonial, a partir de um workshop de desenhos ... -
Há lugar para o projeto de arquitetura nos estudos de pós-graduação?
(Arquitextos - Vitruvius, 2002-01-01)Hoje, as rápidas transformações tecnológicas, sócio-ambientais e econômicas, assim como o questionamento dos paradigmas tradicionais da arquitetura e o urbanismo (os modernos notadamente), colocam novos dilemas na formação ... -
ELIMINAR ou AMPLIAR barreiras? Uma reflexão sobre como os professores de projeto de arquitetura percebem a criatividade discente
(Revista PROJETAR - Projeto e Percepção do Ambiente, 2016-04-01)Entendendo a elaboração de um projeto de arquitetura em âmbito acadêmico como um processo de diálogo entre o estudante e suas próprias ideias - e um momento especialmente favorável ao desenvolvimento de suas habilidades ... -
Concepção de ideias em workshops de arquitetura e urbanismo: uma análise de duas experiências internacionais
(Cadernos PROARQ, 2014-08-01)O texto apresenta reflexões sobre duas experiências internacionais de workshops de arquitetura e urbanismo, procurando identificar seus potenciais e limites para o aprendizado do projeto ou, mais precisamente, para a ... -
Cais do Sertão Luiz Gonzaga no Porto Novo do Recife: destruição travestida em ação de conservação
(Arquitextos - Vitruvius, 2012-11-01)A cidade não é importante apenas por sua cultura material de excepcionalidade arquitetônica, mas também por sua cultura urbana, o que implica valorizar “as obras modestas, que tenham adquirido, com o tempo, uma significação ... -
Autenticidade x exploração imagética do patrimônio cultura
(ILHA - Revista de Antropologia, 2007-06-01)Este artigo discute processos de revitalização de áreas históricas, identificando suas características e como se tem tratado a questão da autenticidade do patrimônio edificado. Para tal, observaremos o Pelourinho (Salvador), ... -
Ateliês de projeto de Design e de Arquitetura: Espaço, ensino e suas correlações
(Revista PROJETAR, 2018-12-01) -
A pesquisa no campo de projeto de arquitetura e urbanismo no Brasil na perspectiva dos Seminários PROJETAR 2003-2013
(Revista PROJETAR - Projeto e Percepção do Ambiente, 2016-04-01)Neste texto, discute-se a evolução das investigações científicas que se dizem vinculadas à linha de pesquisa em projeto de arquitetura e/ou urbanismo no Brasil nos últimos 12 anos, a partir da produção intelectual apresentada ... -
A pesquisa como elo entre prática e teoria do projeto: alguns caminhos possíveis
(Arquitextos - Vitruvius, 2007-09-01)Questões como a especificidade do conhecimento em arquitetura e a “ensinabilidade” do projeto (2) estiveram recentemente em pauta na agenda nacional (como, por exemplo, nos Seminários Projetar 2003 e 2005 realizados em ... -
Ambientes de saúde: o estado da arte da arquitetura hospitalar frente aos desafios contemporâneos
(Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ), 2008-01-01) -
A dobradura de papel no auxílio à percepção visual e à concepção da forma arquitetônica
(Cadernos PROARQ, 2018-07-01) -
A Copa do Mundo 2014 em Natal (RN-Brasil): um estudo sobre a percepção dos moradores
(Research, Society and Development, 2017-05-01) -
A colaboração no projeto de edifícios para atender metas ambientais
(Revista V!RUS Journal, 2019-01-01)Este artigo discute o tema “participar+colaborar”, focando no processo projetual colaborativo em arquitetura. Sua contribuição abrange o entendimento da colaboração em edifícios que visam atendimento de metas de desempenho ... -
Uma análise de ensino de projeto no CAU/ UFRN
(II SPPGAU, 2014-03-01)Sabendo da relevância da pesquisa sobre o projeto de arquitetura e a sua “ensinabilidade” como já apontada por diversos autores como LARA (2003) e quanto à necessidade em aprofundar as pesquisas nessa temática (SILVA, ... -
Sandália de rabicho e brinquinho e muita vontade de compartilhar: intercâmbio acadêmico Brasil-Argentina e a experiência de um Atelier Integrado em Arquitetura e Urbanismo
(VIII Seminário PROJETAR, 2017-11-01)Este artigo é resultado de uma reflexão conjunta de uma experiência interinstitucional entre professores de universidades públicas do Brasil e da Argentina e tem o objetivo de demonstrar a indissociabilidade entre os ... -
Pesquisar para projetar: uma reflexão acerca da pesquisa na área de Projeto de Arquitetura no Brasil
(PROARQ/UFRJ, 2005-11-01)Este artigo discute os avanços e os limites da pesquisa científica na área de projeto de arquitetura, aqui considerada como essencial para uma melhor formação e atuação não só de docentes/pesquisadores como também de ... -
Para projetar (nossos) elefantes: considerações sobre a conquista de autonomia projetual pelo estudante de Arquitetura e Urbanismo
(2005-11-01)Ao aprendizado de uma profissão corresponde, entre outros aspectos, a incorporação de conhecimentos e habilidades relacionadas às atividades a serem dominadas pelo futuro profissional. Na área de projeto arquitetônico, ...