A colaboração no projeto de edifícios para atender metas ambientais
Date
2019-01-01Author
Rodrigues, Clara
Veloso, Maisa
Pedrini, Aldomar
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo discute o tema “participar+colaborar”, focando no processo projetual colaborativo em arquitetura. Sua contribuição abrange o entendimento da colaboração em edifícios que visam atendimento de metas de desempenho ambiental. A obrigatoriedade dessas metas influencia processos projetuais e as principais lacunas detectadas referem-se às formas de interação e colaboração entre os membros de equipe, ao longo do projeto. Se houver colaboração com abordagem sistêmica entre diferentes especialistas, desde as etapas iniciais do projeto, o atendimento de metas de desempenho ambiental pode ser atingido, sem prejuízo às demais variáveis envolvidas. O artigo discorre sobre esse argumento a partir da revisão crítica da literatura e de resultados da pesquisa exploratória realizada junto às arquitetas e consultoras do projeto de uma escola de educação infantil, que buscou atender ao conforto térmico, lumínico e às exigências da etiqueta PBE-Edifica, durante o estudo preliminar. O caso estudado assemelha-se ao trabalho multidisciplinar com divisão de tarefas. As consultoras pautaram-se sobretudo em simulações computacionais, identificando problemas e indicando soluções adequadas e inadequadas. Já as arquitetas ponderaram as orientações recebidas com as demais condicionantes projetuais para tomar issn 2175-974x | ano 2019 year semestre 01 semester editorial editorial entrevista interview artigos submetidos submitted papers tapete carpet artigo nomads nomads paper projeto project expediente credits próxima v!rus next v!rus decisões. Conclui-se que é preciso desenvolver o gerenciamento do processo projetual desde as etapas iniciais para facilitar a colaboração entre especialistas.