Artigos em Periódicos
Browse by
Recent Submissions
-
A teoria e a prática do 'sentimento estrutural' no processo de ensino-aprendizagem do projeto arquitetônico
(Caderno ABEA, 2014-10-01) -
Uma Contribuição da Psicologia Ambiental à Discussão de Aspectos Comportamentais da Avaliação Pós-Ocupação
(FAUUSP, 2006-12-01)A compreensão do comportamento humano no ambiente é uma das principais contribuições da Psicologia Ambiental à Avaliação Pós-Ocupação, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento de técnicas de observação, como vestígios ... -
The focus of visual attention in people with motor disabilities through eye tracking: an experience in public built environment
(Gestão e Tecnologia de Projetos, 2018-12-01) -
REINTERPRETANDO O CONSTRUIR FRONDOSO: A CASA DE DUAS FRENTES E A VILA PAJUÇARA EM NATAL/RN – UMA PROPOSTA DE HIS SUSTENTÁVEL
(Revista PROJETAR, 2018-12-01) -
Recursos digitais e o processo projetual paisagístico
(Educação Gráfica (Online), 2015-01-01) -
Qualificar é preciso... Uma reflexão sobre a formação do professor de projeto arquitetônico
(Arquitextos - Vitruvius, 2004-02-01)Até poucos anos atrás, embora a disciplina de projeto arquitetônico fosse considerada fundamental no âmbito dos cursos de arquitetura e urbanismo, a afirmativa anterior era facilmente ouvida ao ser necessária a contratação ... -
Psicologia e Arquitetura: em busca do locus interdisciplinar
(Estudos de Psicologia, 1997-07-01)Partindo do reconhecimento da inevitável interdisciplinaridade no estudo da relação pessoa-ambiente, o artigo discute a Psicologia Ambiental enquanto locus privilegiado na interseção entre Psicologia e Arquitetura, com ... -
Planejamento urbano e participação popular: uma experiência de ensino e extensão no Bairro Ponta Negra, Natal/RN
(Revista RISCO, 2009-01-01) -
Percepção ambiental de estudantes sobre seu bairro
(Estudos e Pesquisas em Psicologia, 2018-05-01) -
O PROJETO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: a prática projetual nos ateliês do Mestrado Profissional em Arquitetura da UFRN
(Revista PROJETAR - Projeto e Percepção do Ambiente, 2016-08-01) -
O projeto e a integração com o conteúdo tecnológico no ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil
(Caderno ABEA, 2014-10-01) -
O design para a experiência na exposição do Museu Cais do Sertão
(Estudos em Design, 2018-01-01) -
O ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola–natureza em educação infantil
(Estudos de Psicologia, 2003-05-01)Em um momento sócio-histórico no qual ecologia, sustentabilidade e educação ambiental perderam o status de temas emergentes e palavras de ordem para se tornarem fatores essenciais à sobrevivência humana, é essencial ... -
Métodos de Avaliação de Projetos Habitacionais: Proposta metodológica de avaliação de plantas no contexto contemporâneo brasileiro
(Revista PROJETAR, 2018-08-01) -
Janelas da/na Cidade: Uma experiência de intercâmbio Brasil-Portugal, através do desenho de locação
(2017-07-01)Essa atividade consiste em uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem relacionado ao desenho de observação como instrumento de percepção, registro e de educação patrimonial, a partir de um workshop de desenhos ... -
Há lugar para o projeto de arquitetura nos estudos de pós-graduação?
(Arquitextos - Vitruvius, 2002-01-01)Hoje, as rápidas transformações tecnológicas, sócio-ambientais e econômicas, assim como o questionamento dos paradigmas tradicionais da arquitetura e o urbanismo (os modernos notadamente), colocam novos dilemas na formação ... -
ELIMINAR ou AMPLIAR barreiras? Uma reflexão sobre como os professores de projeto de arquitetura percebem a criatividade discente
(Revista PROJETAR - Projeto e Percepção do Ambiente, 2016-04-01)Entendendo a elaboração de um projeto de arquitetura em âmbito acadêmico como um processo de diálogo entre o estudante e suas próprias ideias - e um momento especialmente favorável ao desenvolvimento de suas habilidades ... -
Concepção de ideias em workshops de arquitetura e urbanismo: uma análise de duas experiências internacionais
(Cadernos PROARQ, 2014-08-01)O texto apresenta reflexões sobre duas experiências internacionais de workshops de arquitetura e urbanismo, procurando identificar seus potenciais e limites para o aprendizado do projeto ou, mais precisamente, para a ...