Qualificar é preciso... Uma reflexão sobre a formação do professor de projeto arquitetônico
Abstract
Até poucos anos atrás, embora a disciplina de projeto arquitetônico fosse considerada fundamental no âmbito dos cursos de arquitetura e urbanismo, a afirmativa anterior era facilmente ouvida ao ser necessária a contratação de um professor para a tal área de atuação. Atualmente, no entanto, tem se tornado cada vez mais evidente que essa não é a postura mais adequada. Este texto busca alertar para a necessidade de uma melhor qualificação dos professores de projeto de arquitetura nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil. Além disso, indica a necessidade de juntarmos esforços para que o projeto constitua um campo disciplinar mais estruturado, passando a constituir objeto de pesquisas e estudos científicos. Uma melhor inserção desta área na pós-graduação, que atualmente é o locus de formação dos novos docentes do ensino superior brasileiro e dos pesquisadores nas mais diversas áreas, é encarada, assim, como fundamental para a melhoria do ensino de graduação, uma vez que a formação mais aprimorada dos futuros projetistas virá a refletir-se, por extensão, na qualidade ambiental das nossas cidades.